Primeira agricultora no Brasil a ser eleita deputada estadual ganha documentário; saiba mais

A pré-estreia do documentário sobre a primeira agricultora eleita deputada estadual em Santa Catarina vai acontecer na próxima quarta-feira (12), às 19h30, no CEDEP (Auditório do Centro de Educação Popular), em Florianópolis.

Através da produção “Luci e a Terra”, Luci Teresinha Choinacki conta a sua história e a relação política com a vida, com as mulheres, as plantas e com a terra em 18 minutos de curta-metragem.

Documentário “Luci e a Terra” tem pré-estreia no dia 12 de abril em Florianópolis. – Foto: Contraponto/Divulgação/ND

Trajetória de colheita, discursos e conquistas trabalhistas

Com direção e roteiro de Kátia Klock, “Luci e a Terra” retrata bem a vida política da agricultora. Depois dos mandatos como deputada estadual e federal pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Luci Choinacki voltou para a lavoura.

Em 2016, junto com seu companheiro, Helton Rubens Castro da Silva, iniciou uma horta urbana em Florianópolis, onde comercializaram produtos agroecológicos até o início de 2021. A pandemia motivou a mudança de município. Agora, no Planalto Catarinense, eles cultivam alimentos em um sítio arrendado.

“A Terra é viva e ela precisa de tudo, que nem a gente. Quem nutre a planta é a terra. Se ela for muito bem cuidada, a planta fica forte.” Luci relata com amor sobre seu retorno à vida no campo e seu momento atual, em uma propriedade rural.

Primeira agricultora eleita deputada estadual em Santa Catarina, numa carreira política crescente que a colocou três vezes como deputada federal no Congresso Nacional, Luci lembra da infância, quando o alimento da família era escasso, do sonho de ser professora numa época em que não tinha acesso a livros, e que não teve condições de estudar.

O documentário “Luci e a Terra” foi contemplado em 2020 com o Prêmio Catarinense de Cinema, através da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina. Em função da pandemia, a produção foi retomada no final de 2021.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.