Porto de São Francisco do Sul é habilitado para exportar milho à China

O Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, recebeu habilitação do Ministério da Agricultura do Brasil exportar milho à China. A certificação busca garantir que o terminal portuário atende a todos os requisitos sanitários e aos padrões de qualidade exigidos pelo país asiático.

Porto de São Francisco do Sul fica localizado no Litoral Norte do Estado- Foto: Divulgação/Secom/ND

Além disso, a certificação busca informar que o porto cumpre exigências como quarentena, transporte, armazenamento e processamento adequado do cereal. Agora, o registro aprovado será enviado à Administração Geral de Alfândegas da China, que oficializará a permissão de exportação de milho a partir do porto catarinense.

A China começou a aceitar embarques brasileiros de milho no final do ano passado, após o aumento das tensões com os Estados Unidos, seu principal fornecedor do grão. Cobrou, no entanto, uma certificação especial do Ministério da Agricultura.

Por isso, os representantes visitaram o Porto de São Francisco no início de maio, conferindo as condições do Terminal Graneleiro. Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a habilitação do Terminal Graneleiro, administrado pelo Porto, é uma grande conquista.

“Atingimos todos os níveis de qualidade determinados pela China que, com a compra de milho aumenta a sua parceria econômica com Santa Catarina, consolidada há anos com a exportação de soja”, disse.

Historicamente, Egito, Irã, Espanha e Japão estão entre os maiores compradores de milho embarcados pelo Porto de São Francisco. Apesar do Brasil ser o segundo maior exportador mundial de milho, a exportação para China foi quase nula nos últimos anos, já que o país é rigoroso quanto a riscos de doenças e pragas.

A China, entretanto, compra a maior parte da soja do Brasil que, junto ao milho, é o principal insumo para a ração animal usada na alimentação de seu rebanho suíno.

Investimentos

Desde o início do ano, a administração do porto está investindo R$ 10 milhões em obras no Terminal Graneleiro. As melhorias incluem a revitalização da linha férrea, ampliação da balança rodoviária para atender caminhões maiores e a recuperação das vias internas, com a implantação de pavimento rígido, adequado à intensa circulação de veículos pesados no recinto.

Os grãos (soja e milho), com 2,6 milhões de toneladas, lideram a lista dos produtos enviados ao exterior pelo porto. Na sequência, óleo vegetal (100 mil toneladas) e madeira (81 mil toneladas).

O terminal atingiu o maior índice no primeiro quadrimestre de um ano da história do complexo portuário. Foram 5 milhões de toneladas nos primeiros quatro meses de 2023.

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