Florianópolis atualiza estratégias a serem adotadas diante de desastres provocados pelas chuvas

A prefeitura de Florianópolis atualmente revisa o chamado Plano de Contingência, documento para prevenir desastres causados pelas chuvas. Ele prevê as ações que devem ser adotadas diante das tragédias.

Diferentes secretarias e órgãos participam do processo de atualização. Nesta quarta-feira (31), o prefeito Topázio Neto e representantes de todas as secretarias da prefeitura reuniram-se para discutir o novo documento.

Cartilha prevê ações para ser adotadas em tragédias chuvosas em Florianópolis

Alagamentos registrados em Florianópolis no período chuvoso de dezembro de 2022 – Foto: Arquivo/Leo Munhoz/ND

De acordo com a prefeitura de Florianópolis, o documento determinando as ações que serão realizadas por cada secretaria de acordo com os eventos que acontecerem em épocas de alta pluviosidade.

“Realizando esse planejamento antecipado, a administração municipal visa reduzir os riscos, otimizar os tempos de resposta e minimizar os danos por esse tipo de evento climático”, destaca o Executivo.

O Executivo municipal ressalta o efeito positivo das obras de drenagem e desassoreamento da prefeitura, como na Bacia do Papaquara e no Rio Tavares, que reduziam os alagamentos nas respectivas regiões.

“Vamos deixar todos os pontos alinhados para que quando acontecerem dias muito chuvosos, nós estejamos bastante preparados para atuar e minimizar os danos”, destaca o secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.

Nos próximos dias  Prefeitura de Florianópolis também se reunirá com órgãos externos que contribuirão com as ações durante períodos com alta pluviosidade, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Celesc.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.