Enem 2023: Confira as datas de inscrição e os prazos para garantir a vaga no exame

Interessados em participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão se inscrever a partir da próxima segunda-feira (5) até o dia 16 de junho, na Página do Participante. A taxa de inscrição é de R$ 85, e o pagamento deve ser feito até o dia 21 de junho. O exame será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.

Enem inicia eu período de inscrição na próxima segunda-feira (5)

Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira (5)- Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND

O edital contendo o cronograma e as regras para o exame foi divulgado no início do mês. Além de apresentar as datas e horários das provas, o documento detalha os documentos necessários e as obrigações dos participantes, incluindo situações que podem levar à eliminação do candidato.

Enem 2023

A publicação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) também traz critérios para a correção das provas e informações sobre os procedimentos para pessoas que necessitam de cuidados especiais durante o concurso.

Os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, no mesmo site.

80 mil alunos de SC devem fazer o exame neste ano

A Secretaria de Educação de Santa Catarina informou que cerca de 80 mil alunos, de escolas estaduais e particulares vão fazer a prova. O Estado tem orientado diretores e professores a incentivarem os alunos explicando a importância da avaliação e também a preparar esses candidatos.

Apenas de escolas da rede estadual são quase 60 mil alunos concluindo o ensino médio e prontos para tentar uma vaga em universidade, por meio do Enem. Esses alunos, que se inscreveram para isenção da taxa de inscrição da prova, já podem conferir o resultado.

As notas do exame são usadas para o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados individuais podem ser aproveitados pelos estudantes brasileiros interessados em cursar uma graduação em instituições portuguesas, que mantêm convênio com o Inep.

*Com informações da Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.