VÍDEO: Vulcão em erupção cobre vilarejo com ‘neve negra’ e assusta web

A região leste da Rússia, conhecida como Kamchatka, transformou-se em um cenário apocalíptico após o vulcão Shiveluch entrar em erupção na última terça-feira (11). O dia praticamente virou uma noite escura.

Vulcão em erupção cobre vilarejo com ‘neve negra’ e assusta web – Foto: Internet/Reprodução/ND

Como mostram os vídeos, o céu foi tomado por uma nuvem de cinzas que se espalhou por quilômetros e casas, prédios e carros foram cobertos por uma espécie de “neve negra”. As informações são do Extra.

As cinzas foram expelidas a uma altura de 19 quilômetros, disseram relatórios, com um alerta vermelho (o mais elevado) para a aviação. Uma área de 108 mil quilômetros quadrados ficou às escuras em pleno dia.

“A nuvem de cinzas se estende por 500 quilômetros a noroeste de Shiveluch e continua crescendo”, disse Alexey Ozerov, diretor do Instituto de Vulcanologia e Sismologia da Academia Russa de Ciências, de acordo com a agência East2West.

Esta foi a maior nuvem de cinzas em pelo vmenos 60 anos no vilarejo de Klyuchi, perto da erupção, disseram moradores. A região também foi atingida por um terremoto de magnitude 4,5 com epicentro nas águas da Baía de Avacha.

Um dos maiores e mais ativos vulcões de Kamchatka, o Shiveluch teve cerca de 60 erupções substanciais nos últimos 10 mil anos. A última de maior proporção ocorreu em 2007.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.