VÍDEO: Helicóptero dos bombeiros agiliza transporte de órgãos para Blumenau e salva pacientes

O helicóptero Arcanjo-06 do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi mobilizado para atender duas missões para salvar vidas no último sábado (17) em diferentes regiões do Estado. A primeira delas trouxe órgãos para transplantes em pacientes de Blumenau, no Vale do Itajaí.

Aeronave foi empenhada em duas missões, uma delas envolvendo Blumenau, neste sábado (17) – Foto: BOA/Corpo de Bombeiros/Divulgação/ND

A primeira missão teve início por volta das 07h da manhã, quando a aeronave partiu de Florianópolis e foi até Chapecó, em apoio à SC Transplantes, para transportar dois rins e um fígado com destino a Blumenau.

Com a rapidez proporcionada pelo voo, foi possível destinar os órgãos aos locais para receptor compatível a tempo, considerando o tempo de isquemia dos órgãos.

Ainda no sábado (17), o helicóptero retornou de Blumenau para Florianópolis, onde desembarcaram os médicos captadores. Novamente, a equipe de plantão preparou o avião para um novo transporte, desta vez de um recém-nascido de Curitibanos, no Planalto Serrano, novamente para a capital. O resgate aconteceu com sucesso.

Importância das aeronaves

Segundo os bombeiros, as missões aéreas são planejadas e coordenadas pelo médico regulador de voo, médico e enfermeiro de voo e a equipe de pilotos da aeronave, buscando a otimização dos recursos empregados. O trabalho integrado visa a atender aos pedidos com a agilidade e segurança que os casos requerem, sendo possível o atendimento de várias missões em sequência.

“Se esses transportes fossem feitos via terrestre, seriam necessárias muitas horas de deslocamento, que poderiam piorar a condição do órgão e clínica do paciente, tornando-se onerosos e inviáveis por manterem viaturas em deslocamento e USAs (Unidades de Suporte Avançado) empenhadas nessas remoções, desguarnecendo por muitas horas suas cidades de origem, impossibilitando, assim, atendimentos emergenciais que possam ocorrer”, afirma em nota o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

No caso da missão deste sábado (17), o transporte aéreo contou com a presença de um familiar acompanhando o voo, mostrando a humanização do serviço, ao permitir que um ente conhecido acompanhe o processo. Ao longo de 13 anos de existência, já foram realizados mais de 2.200 transportes aéreos e mais de 100 transportes de órgãos desta forma no Estado.

Assista ao vídeo

Aeronave esteve em duas missões, uma delas envolvendo Blumenau, neste sábado (17) – Vídeo: BOA/Corpo de Bombeiros/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.