Campeão, saudável e favorito: veja como chega o Criciúma na Série B

Estreia neste domingo (16), no Sul de Santa Catarina, um dos favoritos a uma das vagas à Série A de 2024. Criciúma e Tombense duelam no estádio Heriberto Hülse a partir das 11h, em jogo que deve ser marcado pela tradicional “entrega das taças”.

Grupo do Criciúma trabalhou nesta quinta, no CT Antenor Angeloni; time chega com a “pompa” de ser um dos favoritos a uma das quatro vagas na Série A de 2024 – Foto: Caio Marcelo/Especial para o ND

Campeão no último domingo, o Criciúma é apontado como uma das grandes atrações da Série B. Rechaçado pelo 11º caneco conquistado em Santa Catarina, o Tigre estreia diante do seu empolgado torcedor que deve comparecer em grande número no estádio Heriberto Hülse.

Fortalecido em campo e fora dele o tricolor carvoeiro sonha em voltar a Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de ir até a Série C e ser rebaixado em Santa Catarina, o Criciúma reergueu sua estrutura, pagou suas dívidas e hoje trabalha de maneira “saudável e programada” segundo palavras dos principais dirigentes do clube.

Com uma condição, no entanto, lançada pelo presidente do clube: “não queremos subir para passear na Série A. Queremos consolidar o Criciúma”, sentenciou o presidente Vilmar Guedes, em entrevista concedida ao Arena ND+, na última semana.

Depois de chegar próximo, na temporada passada, o Criciúma manteve a sua base, encorpou peças de valor internacional e chega para tentar voltar a elite do futebol nacional dez anos depois de ser rebaixado.

Elenco

  • Goleiros: Gustavo, Alisson e Kauã
  • Laterais: Claudinho, Critovam, Guilherme, Hélder Jonathan e Marcelo Hermes
  • Zagueiros: Eliédson, Rayan, Rodrigo, Thiago Mina, Wallisson Maia
  • Volantes: Arílson, Fellipe Mateus, Léo Costa, Miquéias, Rômulo
  • Meias: Adrianinho, Alexandre Tam, Crystopher, Marcinho, Marquinhos Gabriel, Thiaguinho
  • Atacantes: Deividy, Éder, Fabinho, Felipe Vizeu, João Carlos, Lohan

Provável time

Provável time do Criciúma – Foto: tactical-board.com/Divulgação/ND

Longevidade no comando do Criciúma

O técnico Claudio Tencati já é o técnico mais longevo do Criciúma. Contratado em outubro de 2021, ainda na Série C, para tentar fazer a equipe subir de divisão, o técnico Claudio Tencati está há um ano e meio a frente do Tigre.

Claudio Tencati é o técnico mais longevo da história do Criciúma - Caio Marcelo/Especial para o ND
1
2

Claudio Tencati é o técnico mais longevo da história do Criciúma – Caio Marcelo/Especial para o ND

Claudio Tencati é o técnico do Criciúma há mais de um ano e meio - Caio Marcelo/Especial para o ND
2
2

Claudio Tencati é o técnico do Criciúma há mais de um ano e meio – Caio Marcelo/Especial para o ND

Tencati, inclusive, falou sobre essa marca na entrevista coletiva que foi concedida na última quinta-feira (13), no estádio Heriberto Hülse, visando o jogo deste domingo.

O comandante Carvoeiro respondeu a um questionamento do Arena ND+ envolvendo seu nome já na história do Criciúma.

“Eu me sinto lisonjeado, me sinto muito gratificado, fico feliz nesse momento para cravar uma história que começou lá atrás, no Londrina. Não tenho na minha carreira a caraterística de ficar pulando de trabalho em trabalho. Agradeço a Deus por ter a oportunidade de trabalhar no Criciúma”, ponderou o técnico Claudio Tencati.

Reforços

O Criciúma manteve a base da equipe que quase subiu, no ano anterior, em uma das edições de Série B mais difíceis de todos os tempos. Mais que manter a base o time se reforço.

Trouxe, no começo do ano, o atacante Éder, ítalo-brasileiro que nasceu em Alfredo Wagner e foi revelado no Criciúma. O jogador é um dos xodós do time e é titular incontestável do time de Claudio Tencati.

Outro destaque que foi repatriado está em Marquinhos Gabriel. Depois de um começo de Série B excelente – que rendeu ao meia a oportunidade de jogar pelo Goiás, na Série A – o meia retornou ao Sul de Santa Catarina para a disputa da Série B.

Quem também chega com o status de principal reforço é o atacante Felipe Vizeu. Depois de surgir bem no Flamengo, em 2016, o atleta ainda busca a afirmação em um clube já que rodou por Grêmio, Ceará e Atlético-GO – onde estava – além do futebol da Itália e da Moldávia.

Felipe Vizeu chega com a expectativa de principal contratação para a disputa da Série B – Foto: Caio Marcelo/Especial para o ND

“Vestir a camisa do Criciúma era uma vontade antiga, já estávamos conversando há algum tempo e estou feliz que tudo tenha se concretizado. Postei nas minhas redes sociais que estava buscando a minha felicidade e tenho certeza que conquistaremos grandes objetivos aqui no clube”, afirmou o novo atacante carvoeiro.

A torcida

O grande trunfo do Criciúma, para essa Série B, mais uma vez é o seu torcedor. Em lua de mel com o clube, os adeptos carvoeiros brigam por um lugar dentro do estádio Heriberto Hülse.

São 18 mil sócios ativos na maior marca da história do clube. A expectativa é fazer do palco carvoeiro o grande propulsor do time rumo a Série A. Só para a estreia, diante da Tombense, são esperados 15 mil torcedores.

Só na última semana foram 996 sócios novos. Nada como estar em boa fase e com uma faixa de campeão no peito.

Festa do Criciúma em pleno estádio Augusto Bauer – Foto: Leo Munhoz/ND

Palpite

Para o Arena ND+ o Criciúma não é só candidato a uma das quatro vagas para a elite do futebol nacional, na próxima temporada, como candidato ao título da competição.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.