Após ficar completamente danificada, nova ponte da Estrada Quiriri é construída em Joinville

As obras da nova ponte da Estrada Quiriri em Joinville, no Norte de Santa Catarina, iniciaram após a assinatura da ordem de serviço nesta quinta-feira (22). A ponte é uma importante ligação sobre o Rio Cubatão, em Pirabeiraba, e ficou completamente danificada após as fortes chuvas que atingiram a região em novembro de 2022.

Obras iniciaram após assinatura da ordem de serviço – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

 

De acordo com o apicultor João Paulo Freisleden, a ponte é essencial. “Para a comunidade em geral, essa ponte é indispensável”, afirma o apilcultor, que é proprietário de uma agroindústria na região do Quiriri.

A nova estrutura deverá ter 60 metros de extensão e 8,8 metros de largura, contando com duas pistas para veículos e dois passeios para pedestres, além de guarda-corpo.

“Essa ponte é nova e vai substituir a anterior que foi destruída pela chuva. Vai ser uma ponte maior, mais larga, com mais segurança para todos, oferecendo melhor mobilidade para todos os moradores da região”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Antiga estrutura ficou totalmente danificada após fortes chuvas em novembro de 2022 – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Aproximadamente 2,5 mil moradores utilizam a estrutura, e desde a interdição em novembro de 2022, a população tem passado pela Ponte Coberta. Os caminhões mais pesados, porém, usam um acesso mais distante.

“A Prefeitura utilizou equipe própria de engenheiros para agilizar a execução do projeto. Essa ponte será com concreto armado, usando vigas pré-fabricadas e além disso teremos a elevação da altura da ponte em aproximadamente 1,2 metro, melhorando o fluxo para a passagem da água”, explica o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá.

Uma comissão chegou a ser criada pelos moradores para se reunir com as equipes da prefeitura e reforçar a importância da obra para a região, conforme explica o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Diego Machado.

“Lutamos muito até chegar nesta fase. Espero que tudo saia de acordo com o cronograma. Estamos extremamente felizes com esta entrega”, afirma o vereador.

O custo da obra é de R$ 3,9 milhões, com a maior parte dos recursos provenientes do Ministério de Desenvolvimento Regional, além de emenda parlamentar do então deputado federal Rodrigo Coelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.