Polícia apreende 79 galos com indícios de rinha em Xanxerê e homem é investigado

Um homem de 46 anos é investigado por maus-tratos aos animais em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A Polícia Civil realizou a ação de investigação de rinha de galo na manhã de segunda-feira (17), no bairro Frederico Ferronato. No local foram encontrados 79 galos.

Polícia realiza operação e apreende 79 galos com indícios de rinha em Xanxerê. — Foto: Polícia Civil/Reprodução/ND

O mandado de busca e apreensão tinha como objetivo a verificação de aves envolvidas em rinhas de galos. Do total, 44 dos galos estavam presos em gaiolas individuais. Outras 35 aves ficavam soltos pelo terreno.

Conforme a polícia, muitos dos animais tinham as esporas cortadas e deformações nas cristas, indícios de participarem de rinha. Inclusive um deles estava com ferimentos recentes, o que, segundo a investigação, é indicio que foi exposto à violência nos últimos dias.

Conforme o delegado responsável, além dos animais, foram apreendidas inúmeras esporas plásticas, tesouras, serra (ainda com vestígios de sangue) e demais apetrechos utilizadas para mutilar as esporas e adaptar para uso das esporas plásticas.

“Foram localizados, ainda, bicos metálicos, biqueiras de couro e luvas para proteger as esporas utilizadas durante treinamento dos galos; por fim, também foram localizadas peças do cerco utilizado nas rinhas de galos”, disse a polícia.

Após procedimentos legais o homem foi liberado. A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigação da Delegacia de Polícia da Comarca de Xanxerê, coordenados pelo Delegado Dr Wesley Costa, contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina).

No local foram encontrados 79 galos. - Polícia Civil/Reprodução/ND
1
2

No local foram encontrados 79 galos. – Polícia Civil/Reprodução/ND

Conforme a polícia, muitos dos animais tinham as esporas cortadas e deformações nas cristas, indícios de participarem de rinha, inclusive um deles estava com ferimentos recentes.  - Polícia Civil/Reprodução/ND
2
2

Conforme a polícia, muitos dos animais tinham as esporas cortadas e deformações nas cristas, indícios de participarem de rinha, inclusive um deles estava com ferimentos recentes. – Polícia Civil/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.