‘Muito raro’: jiboia devorando gato selvagem impressiona biólogo

Uma cena muito rara chamou atenção do biólogo Henrique Abrahão Charles, especialista em cobras e serpentes. Uma jiboia devorando um gato selvagem, dois animais considerados do topo da cadeia alimentar.

Gato selvagem é devorado por jiboia – Foto: Reprodução/ND

“É uma cena única, espetacular, muito rara de acontecer. Ao que tudo indica, o cara [homem que filmava] não interviu na predação, onde uma jiboia argentina está predando um gato mourisco, parecido com um puma ou onça parda”, explica o biólogo.

Segundo ele, é muito difícil de acontecer porque ambos os animais são predadores vorazes, que não são capturados facilmente.

Assista:

Em relação ao gato selvagem, Henrique diz que “sei que causa comoção, porque é óbvio que o gatinho é muito mais próximo a nós e tem sentimentos, quem cria cobra sabe que não tem sentimento, que apenas se acostumam ao toque”, comenta.

Mesmo assim, o especialista reforça que não se pode intervir na natureza para não criar um desequilíbrio ecológico. “A projeção de uma espécie em cima de outra acaba detonando a cadeia alimentar, acaba. Então, você não pode  intervir. No Brasil é lei, se você vir uma predação, não pode intervir de maneira nenhuma, sei que dói, mas não podemos”, alerta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.