Nova edição da WKollection apresenta tendências da arquitetura de interiores

A WKollection – coleção de apartamentos mobiliados da WKoerich – chega à 10ª edição e apresenta dez novos imóveis projetados por arquitetos de grande relevância na região.  Os empreendimentos selecionados para a nova edição são o Atlantique Residence, o K-Platz Residence e o eStúdio K-Platz, com os projetos sendo assinados pelos escritórios Mariana Pesca Arquitetura, Davi Prado Arquitetura e Vanessa Tonello + Arquitetura, respectivamente. O lançamento foi feito no dia 14 de abril com apresentação para corretores, no K-Platz Hotel.

“A WKollection é sinônimo de sofisticação, conforto e praticidade, trazendo facilidade para a vida dos clientes que não vão precisar se preocupar com a mobília e decoração. Chegando à 10ª edição, demos a liberdade dos arquitetos criarem projetos personalizados que mostrassem um pouco das principais características do escritório, além de mostrar as tendências mais recentes da arquitetura de interiores”, Ana Carolina Ogata, arquiteta da WKoerich.

Conheça um pouco do conceito e layout dos apartamentos da 10ª edição da WKollection:

Atlantique Residence

Segundo o escritório Mariana Pesca Arquitetura, o trabalho feito nos layouts desses apartamentos resulta de diversos estudos que culminaram nos projetos apresentados. “Desenvolvemos quatro layouts que se distinguem um dos outros sem alterar paredes e infraestrutura existente. Desde a relação entre a cozinha com a parte social – salas de estar e jantar –, até o desenvolvimento dos quartos, buscamos por composições formais e elementos que os diferenciam entre si, mas que garantem todas as questões funcionais que sempre priorizamos nos nossos projetos. A ideia é mostrar a versatilidade que uma mesma planta pode ter, possibilitando diferentes tipos de layout”, explicam.

Apartamento Industrial

A iluminação da maior parte do apartamento se dá por trilhos eletrificados, com spots de luz estrategicamente posicionados para criar cenas diferentes nos ambientes – Foto: Divulgação

O tema foi escolhido principalmente pela do uso de cores mais escuras, elementos mais fortes e imponentes, algo que marca o estilo industrial na decoração de interiores, utilizando o cinza do cimentício no teto e paredes. A cozinha toda preta – paredes, móveis e pedra – se torna uma verdadeira caixa, nomeada de Black Box, que traz uma nova tendência que visa destacar o ambiente dos demais. O sofá mostarda traz um ponto de cor no ambiente de convivência. A iluminação da maior parte do apartamento se dá por trilhos eletrificados, com spots de luz estrategicamente posicionados para criar cenas diferentes nos ambientes. Na cozinha e banheiros, as luzes são trabalhadas com perfis de LED, bastante funcionais para esses ambientes que necessitam de mais luz.  Os móveis levam a assinatura da prestigiada Bontempo, que assim como a WKoerich, preza por qualidade e durabilidade.

Apartamento Color Block

Em todo o apartamento o mobiliário produzido pela Bontempo acompanha com suavidade e elegância o conceito do apartamento – Foto: Divulgação

Nesta unidade o colorido predomina, trazendo um conceito que brinca com as cores, tornando o apartamento mais descontraído e divertido, como no living, onde são trabalhados alguns blocos em tons mais escuros de vermelho, azul, e nas paredes o mostarda e o cinza, de maneira a não ser “cansativa” a permanência no espaço durante o dia a dia. Na cozinha a Blue Box emoldura o ambiente e tem como ponto de luz os ladrilhos brancos com formas curvas desenhadas. A mesa de jantar oval é um diferencial para o apartamento e sua disposição permitiu criar um espaço de home office ao lado da porta de entrada. Em todo o apartamento o mobiliário produzido pela Bontempo acompanha com suavidade e elegância o conceito do apartamento. A iluminação é em sua maioria feita com perfis de LED sobrepostos ao teto e para criar climas diferenciados foram utilizados arandelas e abajures.

Apartamento Botânico

Na sala de estar, o toque personalizado ficou por conta do papel de parede exclusivo que complementa a essência do projeto – Foto: Divulgação

Pensado em um conceito que remete aos materiais orgânicos e à estética da natureza, o apartamento Botânico constrói ambientes mais leves numa cor verde oliva e, mais uma vez, traz textura para as paredes com os rodameios aplicados e pintados no mesmo tom. A cozinha, com móveis Bontempo em madeira clara, paredes em verde e o teto branco, cria uma atmosfera tranquila e serena. Na sala de estar, o toque personalizado ficou por conta do papel de parede exclusivo que complementa a essência do projeto. O quarto segue as tendências do living, utilizando rodameios para dar dinamicidade e suavidade ao ambiente, invertendo as cores: levando o branco para as paredes e o verde oliva para o teto.

Apartamento Fresh

As paredes claras dos espaços sociais possuem rodameios da mesma cor, formando uma espécie de moldura que dá textura aos ambientes e remetem à arquitetura modernista tradicional – Foto: Divulgação

O conceito desse apartamento foca na estética brasileira, por isso abusa da cor natural da madeira e do verde. A entrada conta com um canto alemão a partir de um sofá curvo e uma mesa de jantar redonda. As paredes claras dos espaços sociais possuem rodameios da mesma cor, formando uma espécie de moldura que dá textura aos ambientes e remetem à arquitetura modernista tradicional. Na suíte master, o closet aproveita todos os cantos do ambiente, proporcionando ainda mais espaço para armazenamento. A peça de destaque do living fica por conta da estante em dois tons de madeira que leva a assinatura Bontempo, assim como todos os móveis do apartamento, traduzindo design irreverente e atemporalidade.

K-Platz Residence

O escritório Davi Prado Arquitetura foi o escolhido para desenvolver os projetos dos apartamentos de K-Platz Residence. Sobre a temática escolhida, ele explica: “A pandemia iniciada em 2020 exigiu o isolamento social e adiou muitos planos. Um dos principais pontos foi o congelamento do turismo, onde inúmeras viagens foram postergadas durante os últimos três anos. No cenário pós pandêmico atual esse mercado represado teve grande procura refletindo o retorno aquecido do turismo e demonstrando que conhecer novos lugares, explorar novas culturas e vivenciar novas experiências segue sendo um grande desejo humano. Dentro desse tema, quatro cidades icônicas foram a inspiração para a 10ª edição da WKollection: Londres, Copenhagen, Rio de Janeiro e Istambul. Cada projeto carrega consigo uma proposta funcional e singular, sempre valorizando a vista privilegiada do K-Platz Residence”.

Apartamento Londres

Quatro cidades icônicas foram a inspiração para a 10ª edição da WKollection: Londres, Copenhagen, Rio de Janeiro e Istambul. – Foto: Divulgação

Aliando tradição e modernidade, assim como na cidade inglesa, este apartamento traduz a essência de Londres, utilizando elementos chave como os tijolos à vista e a marcenaria com detalhes em vidro. Dessa forma, ao possuir peças com estruturas metálicas no mobiliário solto, o arquiteto resgata a vocação industrial da cidade, reforçando sua identidade britânica através das cores azul e vermelho existentes na bandeira da Grã-Bretanha.

Apartamento Copenhagen

Os tons claros e quentes predominam nas paredes do imóvel, assim como nos tecidos e na marcenaria – Foto: Divulgação

Aconchegante e confortável, o conceito “hygge” está por trás do apartamento Copenhagen, que traz influências nórdicas e escandinavas. Pensando no que faz sentido e na necessidade dos futuros moradores, aqui se encontram peças mobiliárias atemporais, como a poltrona Charles Eames LCW e a cadeira Cesca, dois clássicos do design de interiores. Os tons claros e quentes predominam nas paredes do imóvel, assim como nos tecidos e na marcenaria.

Apartamento Rio

As peças dialogam com a mesa cubo revestida com azulejos decorados – Foto: Divulgação

Através dos quadros, texturas e papéis de parede com referências ao sol e praia, o objetivo é exaltar a brasilidade, com uma pegada alegre e colorida. Contribuindo para a temática, a parede com textura de areia e as cadeiras La Central – design de Guilherme Wentz, remetendo às cadeiras de praia com sua estrutura metálica e fibra trançadas – fazem alusão às praias brasileiras. As peças dialogam com a mesa cubo revestida com azulejos decorados, que traz a influência da arquitetura modernista presente no Rio de Janeiro.

Apartamento Istambul

O tapete da sala, peça bastante importante para a cultura turca – Foto: Divulgação

Aliando o clássico ao contemporâneo, neste apartamento o arquiteto se inspirou na arquitetura bizantina, trazendo elementos clássicos de forma repaginada. O tapete da sala, peça bastante importante para a cultura turca, e o dourado nos puxadores – aqui representando o ouro – estão evidenciando a tradição dos grandes mercados, como o Grand Bazaar de Istambul, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Um dos grandes destaques é a palha natural utilizada na marcenaria e nas luminárias. Nas paredes, uma técnica milenar aplicada na criação de elementos vazados, conhecida como muxarabi, é usada como referência para criar a textura da parede principal do living, onde se criou uma malha em relevo que percorre toda a extensão do espaço.

Estúdio K-Platz

O eStúdio K-Platz também é palco das novidades da 10ª edição da WKollection. Vanessa Tonello, que dá nome ao escritório Vanessa Tonello + Arquitetura, projetou os decorados desse empreendimento.

Apartamento Dunas

O resultado foi um layout em planta integrada, a sala com um sofá em ilha que proporciona vista para o mar – Foto: Divulgação

Trazendo a associação com as dunas, através de texturas e materiais puros, o eStúdio explora o conceito utilizando o branco como função de tela de pintura, dando espaço para uma atmosfera mais leve e cheia de detalhes. Para remeter aos materiais em sua forma natural, os móveis continuam em sua forma amadeirada, a pedra mantém a textura levigada e o linho traz um aconchego que harmoniza com o restante do ambiente. O resultado foi um layout em planta integrada, a sala com um sofá em ilha que proporciona vista para o mar, quarto com painéis amadeirados, criando uma setorização visual para a área íntima do projeto.

Apartamento Oliva

O layout foi cuidadosamente planejado para integrar a cozinha e a área de serviço com o restante do projeto – Foto: Divulgação

Em seu conceito, que busca inspiração no frescor da natureza derivado do uso do verde oliva – a cor base dos ambientes – o eStúdio torna-se um espaço descontraído e cheio de personalidade. O tom de verde, associado a textura clara e sutil do cimento queimado, trazem uma sensação fresca e leve para o ambiente. O layout foi cuidadosamente planejado para integrar a cozinha e a área de serviço com o restante do projeto, criando um espaço amplo e funcional.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.