Chapecó arrecada R$ 500 mil por mês com estacionamento rotativo

Chapecó arrecada R$ 500 mil por mês com o novo sistema de estacionamento rotativo, implantado em fevereiro do ano passado. Os dados foram divulgados por representantes da Rizzo Park, empresa responsável pelo serviço prestado na cidade.

Chapecó arrecada R$ 500 mil por mês com estacionamento rotativo — Foto: Arquivo/ND

Os gestores participaram de uma reunião com vereadores, nesta terça-feira (18), atendendo a um requerimento de autoria do presidente do legislativo, o vereador Fernando Cordeiro (PSC-SC). A reunião contou com a presença do sócio-proprietário da empresa, Roberto Borges.

A maioria dos vereadores presentes em plenário, usou a palavra para fazer questionamentos e sugerir melhorias no estacionamento da cidade. Muitos deles, relataram a dificuldade de muitos usuários e idosos em acessar as vagas via aplicativo.

Roberto Borges, afirmou ter dificuldades em adotar mudanças em função que a empresa realizou um contrato emergencial com a Prefeitura de Chapecó. Segundo ele, mesmo assim, a Rizzo Park conta com 60 funcionários e 47 pontos de vendas, números superiores aos exigidos pelo contrato.

O sócio-proprietário da empresa ainda revelou que seis mil tickets são vendidos por dia na cidade e que quase 70 mil usuários estão cadastrados no sistema. “O Poder Público arrecada, em média, cerca de R$ 500 mil por mês e 100% do valor arrecado com multas vai para os caixas do Município”, explicou.

O presidente, vereador Fernando Cordeiro, avaliou que a visita foi bastante positiva, pois os parlamentares tinham muitos questionamentos, geralmente provenientes dos usuários do sistema. “A população nos cobra muito por melhorias no estacionamento rotativo e muitas sugestões foram encaminhadas aos responsáveis pela empresa”, completou.

Contrato prorrogado

Diante das reclamações de problemas no serviço, a Prefeitura de Chapecó informou que a escolha de uma nova empresa está em andamento.

“Já foram realizados processos de manifestação de interesse na prestação do serviço, recentemente houve uma audiência pública e os termos da nova licitação serão encaminhados em breve para o Tribunal de Contas do Estado. Após a análise pelo órgão será lançado o edital”, disse em nota.

Enquanto isso, a atual empresa segue prestando o serviço temporariamente, conforme a prefeitura. O prazo contratual foi prorrogado até março do ano que vem.

“A Diretoria de Segurança Pública está acompanhando a prestação de serviços, tem recebido as reclamações e notificado e/ou orientado a empresa para que o atendimento seja o melhor possível para o cidadão durante este período de transição”, finaliza o texto.

 

Sistema em Chapecó

Chapecó tem uma empresa privada responsável pela manutenção e fiscalização das vagas do estacionamento rotativo desde setembro de 2022. A rotatividade e a cobrança ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h; e, nos sábados, das 8h às 12h. O custo para utilizar o estacionamento é de R$ 2,50 por hora.

Caso o condutor não respeite a rotatividade, será emitido aviso de irregularidade. Para a regularização deverá ser paga taxa de R$ 15,00 (quinze) reais em até 10 (dez) dias após a emissão do aviso. Após a regularização, o condutor receberá 3h de tempo bônus, para utilizar no estacionamento rotativo de Chapecó.

Se a taxa de regularização não for paga, o condutor será autuado por “estacionar em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização”. Segundo o Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro, essa infração está sujeita a multa grave, com valor de R$ 195,23, além dos cinco pontos na CNH.

Como comprar créditos

A aquisição de créditos e a regularização de avisos podem ser feita pelo aplicativo Rizzo Park, disponível para Android e IOS, na central de atendimento da empresa, ou com os monitores do estacionamento.

A Central de Atendimento fica localizada no imóvel situado na divisão de pistas da Av. Getúlio Vargas, n.º 590 N, em frente da Havan, no Centro da cidade.

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