“Uma cidade próspera deve ficar mudando o tempo todo”, diz urbanista francês em Florianópolis

O urbanista francês Alain Bertaud, que é pesquisador-sênior do Marron Institute da New York University, participou ontem de um workshop na Acif (Associação Empresarial de Florianópolis” com o tema “Densidade Urbana não se Desenha”.

Rodrigo Rossoni (à esquerda) e Alain Bertaud durane o workshop – Foto: Divulgação/ND

Ele falou sobre o seu livro “Ordem sem Design: Como os Mercados Moldam as Cidades” e sobre os desafios que envolvem o planejamento dos centros urbanos.

Um deles, segundo Bertaud, é pensar os zoneamentos de acordo com a dinâmica de cada núcleo urbano. “Uma cidade próspera deve ficar mudando o tempo todo, faz parte de sua característica”, afirmou o especialista.

Ele defendeu, por exemplo, que os planejadores urbanos deveriam atuar para não atrapalhar esse ecossistema. “Na prática, a terra e a moradia devem ter custo acessível para quem trabalha, e a casa deve estar conectada ao local de trabalho, com acesso ao transporte”, disse.

“O ideal é permitir que as pessoas morem cada vez mais próximas do local de trabalho. Um transporte público organizado, inclusive, pode auxiliar na ocupação mais adequada do território”, considerou Bertaud, facilitando o dia a dia e desestimulando as ocupações irregulares. “A cidade deve atender às demandas que aparecem”, arrematou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.