O que fazer em Urupema? Tudo o que precisa saber do 10º Festival do Papagaio-Charão

Urupema é um dos 18 municípios da região serrana de Santa Catarina. Localizada a 200 quilômetros de distância de Florianópolis, a pequena e gelada cidade tem menos de 2.500 habitantes e tem o título de Capital Nacional do Frio.

Papagaios-charão em Urupema

Papagaios-charão em Urupema – Foto: Raphael Zulianello/Divulgação

No início do outono, a migração dos papagaios-charão supera em muito a população de humanos em Urupema. Cerca de 20 mil deles atravessam de 700 a 800 quilômetros em uma viagem que pode durar semanas até começarem a colorir de verde o céu catarinense.

Os papagaios saem do Rio Grande do Sul e buscam Santa Catarina para se alimentar. O pinhão é o principal alimento do papagaio-charão e Urupema acaba sendo a casa das aves por ser uma região onde a Mata de Araucária é mais preservada. Cerca de 30% da floresta ainda está de pé.

Desde 2018, o município também conta com uma reserva particular responsável por preservar ecossistemas que são importantes para a vida dessa ave. Os próprios papagaios contribuem com a preservação. Dispersando sementes enquanto comem, eles espalham pela natureza o alimento que vai brotar e se transformar em novas árvores.

O fenômeno da natureza é uma atração turística no município, que prepara um festival com objetivo de reunir pessoas para observarem as aves. Centenas de turistas de diferentes regiões do Brasil e também de outros países se reúnem em Urupema para presenciar os papagaios.

Os melhores horários para apreciar o voo coletivo é por volta das 7h e das 17h, que é quando eles se deslocam do “dormitório” ao “refeitório”. Até do Centro da cidade é possível observá-los. O som alto e potente que eles emitem anuncia sua passagem.

Mesmo podendo vê-los da região central, o legal mesmo é andar em “bando” como os papagaios e na companhia de guias especializados. Por isso mesmo, não perca a oportunidade de aproveitar o 10º Festival do Papagaio-Charão em Urupema, cuja programação é gratuita.

O evento é também uma excelente forma de conhecer diferentes pontos turísticos e trilhas de Urupema, independentemente de você ser ou não observador de aves.

O que é o Festival do Papagaio-Charão em Urupema

 10º Festival do Papagaio-Charão em Urupema ocorre neste mês de abril – Foto: Raphael Zulianello/Divulgação

O Festival do Papagaio-Charão em Urupema foi criado no ano de 2012 pelo biólogo Fernando Raddatz. Ele, que já era um observador de aves, recebia muitos turistas em sua pousada igualmente para avistá-las e fotografá-las.

A criação do festival teve como objetivo divulgar o potencial de Urupema como cidade turística para observação, já que todo o ano o município é ponto de parada dos papagaios-charão e dos papagaios-do-peito-roxo.

O evento, que em 2023 chega a sua 10ª edição, reúne saídas de observação de aves, palestras, recreação infantil e gastronomia. Exceto a parte gastronômica, toda a programação do festival é gratuita.

A organização do evento fica a cargo do Instituto de Pesquisas e Aplicação Ambiental e Cultural (IPAC), com o apoio da Eco Pousada Rio dos Touros, da Monteiro Eco Experiência, da Reserva Faldum e da Fazenda do Barreiro.  A Prefeitura Municipal de Urupema, o Conselho Municipal de Turismo de Urupema e o Projeto Charão também são apoiadores do festival.

O que fazer no 10º Festival do Papagaio-Charão em Urupema?

A principal atração do 10º Festival do Papagaio-Charão é, sem dúvidas, a observação de aves. É para ver e fotografar diferentes espécies de pássaros que turistas se reúnem em Urupema especialmente neste período do ano. Em cada dia do evento são três saídas a campo para encontrar os papagaios e outras aves.

A observação ocorre em sete locais diferentes. Três deles são propriedades particulares e pousadas: a Eco Pousada Rio dos Touros, a Reserva Faldum e a Fazenda do Barreiro. Os outros pontos observatórios são a Estrada Velha, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Papagaios de Altitude, o Morro do Combate e no distrito de Bossoroca, onde todos os dias se tem uma visão privilegiada da revoada dos papagaios rumo aos seus dormitórios, em Lages.

Além de avistar os pássaros, os participantes também receberão informações sobre as araucárias, o bioma local e as propriedades visitadas. Ou seja, se você ainda não é um observador de aves, o festival pode ser igualmente interessante por ser amplo e com foco em fomentar o turismo em Urupema.

As saídas a campo sairão sempre do salão da Igreja Matriz Santa Ana, no Centro de Urupema. Em um dos dias do evento a prefeitura irá disponibilizar uma van para o transporte até os pontos de observação e nos outros dias a ideia é organizar caronas compartilhadas. Não é possível ir direto para os locais de observação. Para participar do grupo com guiamento é necessário sair do ponto de encontro.

No final da tarde, antes do jantar, os participantes poderão participar de palestras sobre diferentes temas. O evento também oferece outros atrativos que são interessantes à comunidade em geral.

Nos três dias do festival, você poderá experimentar famosos pratos da gastronomia serrana feitos com pinhão. O alimento que faz os papagaios migrarem do Rio Grande do Sul para Santa Catarina está em receitas como a paçoca de pinhão, o entrevero e até no pastel, que poderão ser saboreadas no jantar, também no salão de eventos da igreja.

Os pratos feitos variam de R$ 20 a R$ 40. O festival ainda contará com a presença de uma cervejaria local, de uma wine bike e de uma feirinha com produtos artesanais do município. No almoço, os participantes terão à disposição os restaurantes que ficam na região central da cidade.

Para quem vai a Urupema na companhia de crianças, a programação do 10º Festival do Papagaio-Charão tem atividades pensadas para elas. No sábado e no domingo de manhã, biólogos e pessoas especializadas estarão com um tabuleiro gigante da biodiversidade para brincar com as crianças.

Confira a programação completa do 10º Festival do Papagaio-Charão em Urupema

Sexta-feira (21)

09h30: abertura do festival no salão da Igreja de Santa Ana.

10h: premiação do Concurso de Desenhos dos Papagaios.

10h30: saída para observação de aves na Eco Pousada Rio dos Touros.

11h30: almoço.

14h30: saída para observação de aves na Estrada Velha.

16h: saída para observação da revoada dos papagaios-charão.

19h: palestra “Mercado agroalimentar em prol da conservação da biodiversidade”, com Paulo Arruda, da Epagri.

20h: jantar no salão da Igreja de Santa Ana.

Sábado (22)

9h30: abertura do evento no salão da Igreja Santa Ana e saída para observação de aves na RPPN Papagaios de Altitude.

10h: recreação infantil.

11h30: almoço.

14h30: saída para observação de aves na Reserva Faldum.

16h: saída para observação da revoada dos papagaios-charão.

18h: palestra “De volta para a natureza: reintrodução de papagaios-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias”, com Alini Guinzelli e Raiane Guidi, do Instituto Espaço Silvestre.

19h: palestra “Voando alto no pantanal: turismo de vida selvagem e observação de aves”, com Gabriel e Rafael da Icterus Ecoturismo.

20h: jantar no salão da Igreja de Santa Ana.

Domingo (23)

9h30: abertura do evento no salão da Igreja Santa Ana e saída para observação de aves na Fazenda do Barreiro e na Eco Pousada Rio dos Touros.

10h30: recreação Infantil.

11h30: almoço.

14h30: saída para observação de aves no Morro do Combate.

16h: saída para observação da revoada dos papagaios-charão.

17h: Encerramento.

Onde se hospedar em Urupema

O município conta com dois hotéis, na região central, e outras dezenas de pousadas, cabanas e chalés espalhados pela cidade. As três propriedades particulares que participam do Festival do Papagaio-Charão são também hospedaria. Ao todo, Urupema dispõe de quase 600 leitos de hospedagem.

Onde fica e como chegar em Urupema?

Urupema é a Capital Nacional do Frio – Foto: Agência Câmara de Notícias/Divulgação

Urupema está na serra de Santa Catarina, fazendo divisa com as igualmente serranas cidades de Urubici, São Joaquim, Painel e Rio Rufino. Da Capital do Estado, Urupema está a 200 quilômetros de distância.

O município de Urupema não conta com aeroporto. O mais próximo é o Aeroporto de Lages, a 55 quilômetros de distância. Para viagens de carro, confira abaixo os principais acessos a partir de cidades de diferentes regiões de Santa Catarina.

Distância de Florianópolis a Urupema: cerca de 210 quilômetros, pela BR-282.

Distância de Joinville a Urupema: 350 quilômetros, via BR-470.

Distância de Blumenau a Urupema: cerca de 270 quilômetros. Os principais acessos são pela BR-470 e pela SC-114.

Distância de Lages a Urupema: aproximadamente 55 quilômetros, pela SC-114 e pela SC-370.

Distância de Criciúma a Urupema: cerca de 190 quilômetros. Os principais acessos são pela SC-390 e pela SC-114.

Distância de Chapecó a Urupema: cerca de 380 quilômetros, via BR-282.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.