Presidente da CBT projeta mais campeonatos em SC: ‘viabilizar um calendário mais robusto’

Florianópolis recebe o Engie Open de Tênis até o próximo domingo (23). A competição, no entanto, pode não ser a única em Santa Catarina nos próximos meses. A reportagem do Arena ND+ conversou com o presidente da CBT (Confederação Brasileira de Tênis), Rafael Westrupp, sobre a possibilidade de haver um calendário mais “robusto” para o Estado.

Presidente da CBT, Rafael Westrupp conversou com o Arena ND+

Presidente da CBT, Rafael Westrupp conversou com o Arena ND+ – Foto: Reprodução/ND

“Estamos trabalhando para isso. Existe um trabalho muito forte na pessoa do presidente Alexandre Farias (presidente da Federação Catarinense de Tênis), que não mede esforços para desenvolver o tênis em Santa Catarina”, explica Westrupp. ”

“A ideia é que, envolvendo outros agentes, outros stakeholders, seja governo estadual ou mesmo prefeituras locais, que possam viabilizar um calendário mais robusto para Santa Catarina junto com a Federação Catarinense”, completa.


Rafael Westrupp projeta um calendário mais “robusto” no tênis de Santa Catarina – Vídeo: Eduardo Garcia Alves/CBT/ND

O mandatário ainda falou sobre o momento do tênis brasileiro e a partipação no ATP Challenger 75. Nesta quarta-feira (19), oito brasileiros garantiram vaga nas oitavas de final da competição.

Thiago Wild, João Fonseca, Eduardo Ribeiro, Pedro Sakamoto, Pedro Boscardin, Matheus Pucinelli, Orlando Luz e José Pereira seguem vivos na disputa.

“A gente avalia de acordo com o próprio estudo que a Confederação realizou no ano passado. E essa é a ideia de trazer o Engie Open para o Brasil. Entendemos que o brasileiro, quando joga fora do Brasil, conquista uma média de 7% só dos pontos totais. E quando joga no Brasil conquista mais de 50% dos pontos”, explica o presidente.

“É uma grande oportunidade para poder oferecer as melhores condições para que os brasileiros consigam ganhar pontos dentro de casa e subir no ranking”, completa.

Veja mais trechos da entrevista:

Adiamento por conta das chuvas:

“O andamento geral é o melhor possível, a previsão do tempo é muito boa até o final da semana, incluindo o dia da grande final no domingo. A chuva faz parte, quem trabalha com grandes eventos. US Open, Roland Garros, os grandes torneios do mundo também enfrentam este tipo de intempérie. Que bom que aconteceu ainda no início da semana, sendo assim, já colocamos a programação no seu ritmo normal e com certeza a partir de amanhã (quinta-feira) já com os jogos em seu cronograma normal”.

Tênis catarinense

“O tênis de Santa Catarina sempre foi uma referência, embora o parâmetro e o sarrafo sejam muito altos em função do Guga e outros tantos grandes tenistas que já foram revelados aqui. O Pedro Boscardin vem suprir e dar uma esperança de futuro aos catarinenses, ele está em um nível muito alto, em ascendência ainda e subida no ranking”.

Pedro Boscardin avançou para a próxima fase da competição – Foto: Luiz Candido/CBT/ND

Florianópolis como sede do torneio

“Florianópolis é a sede da Federação Catarinense, da Confederação Brasileira e a sede da Engie que é o nosso patrocinador principal e que entrou com tudo no tênis acreditando não só na transformação do esporte, mas na sociedade como um todo”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.