Oeste em vermelho: região tem duas mortes por dengue e 7 municípios em estado de epidemia

Dos 144 municípios considerados infestados pelo mosquito transmissor da dengue em Santa Catarina, a maioria está no Grande Oeste catarinense. A região já registrou duas mortes causadas pela doença, conforme dados do último boletim divulgado pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), na quarta-feira (19). O Oeste tem sete municípios em estado de epidemia, de um total de 12 municípios catarinenses na condição.

Maioria dos municípios infestados pelo mosquito transmissor da dengue em SC fica no Oeste – Foto: Pixabay/ND

Além de Saudades, Quilombo e União do Oeste que já estavam em situação de epidemia de dengue, outros quatro municípios da região passaram a registrar a condição. São eles: Águas Frias, Coronel Freitas, Itapiranga e São João do Oeste.

“A caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes”, explica a Dive.

Oeste está em vermelho, com quase todos os municípios infestados pelo mosquito transmissor da dengue  – Foto: Dive/Divulgação/ND

Morte na região

Duas das 14 mortes registradas em Santa Catarina aconteceram no Grande Oeste. Os dados da Dive levam em conta os casos notificados entre 1 de janeiro até 17 de abril.

Uma das vítimas é homem de 105 anos, morador de Coronel Freitas, que morreu no dia 27 de março. A outra é uma mulher de 79 anos, que residia em Concórdia. Ela morreu no dia 8 de abril.

Segundo a Dive, nos dois casos as vítimas da doença contraíram a dengue nos municípios.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.