Entrosada e animada com a próxima etapa, Holcim-PRB quer manter liderança na The Ocean Race

Líder da The Ocean Race, regata de volta ao mundo, a equipe Holcim -PRB vai ter mudanças na tripulação que seguirá para as próximas pernas da competição.

O ND+ conversou com dois velejadores que farão a estreia na atual edição da corrida e têm a responsabilidade de manter a equipe no topo da classificação.

Holcim-PRB lidera ranking para quarta etapa da The Ocean Race – Foto: Bruno Golembiewski/ND

Benjamin Schwartz, de 36 anos, é velejador profissional natural de Lyon, na França. Começou a navegar ainda criança, por influência do professor de judô. Velho conhecido da fórmula 1 dos mares, ele se junta ao time do capitão Kevin Escoffier.

“Eu sou muito ligado em tecnologia, competição, performance e a natureza. Eu acho que velejar me oferece tudo isso. Para mim é um prazer poder velejar e competir”, explicou Ben.

Tecnologia, velejar e meio ambiente são as paixões que movem Benjamin Schwartz, da Holcim – Foto: Bruno Golembiewski/ND

Assim como ele, outra novidade cheia de experiência é a velejadora holandesa Annemieke Bes, de 45 anos, que tem no currículo três olimpíadas – com direito a medalha de prata em Pequim, 2008 – e outras duas Ocean Races. Nascida no norte da Holanda, em uma região de lagos, teve sempre a vela na vida e o sonho desde pequena de ser uma velejadora profissional.

Ambos já estiveram em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, em edições passadas e desembarcaram na cidade no último domingo (16), para iniciar a preparação. A responsabilidade é grande, pois vão ingressar no time que lidera a competição. Os últimos ajustes são feitos e a equipe tem usado o tempo para se entrosar antes da largada.

Annemieke Bes sonhava desde criança ser velejadora profissional – Foto: Bruno Golembiewski/ND

“Estou muito feliz com essa oportunidade. O time está muito bem, entrosado, são pessoas incríveis, fora de série, todos muito experientes, profissionais e qualificados. Tenho certeza que todos vão se doar ao máximo para seguirmos competindo bem”, disse Annemieke.

Entre os motivos para mudanças na tripulação, situação que aconteceu em várias equipes da The Ocean, está o cansaço dos velejadores, que passaram por três pernas bem desgastantes, principalmente a última, da Cidade do Cabo, na África do Sul, até Itajaí.

Os novos integrantes da equipe apontam que os principais desafios dessa próxima perna está nas condições climáticas, passando por climas temperados, tropicais e equatoriais, enfrentando muitas tempestades e zonas de alta pressão. Além disso, podem sair do calor da América do Sul e Caribe e chegar em condições de frio em Newport, nos Estados Unidos.

“O Holcim – PRB fez a corrida perfeita até agora e é uma grande responsabilidade assumir um posto na equipe. É uma pressão, mas uma pressão boa, para mantermos o nível de atuação até agora e tentar aumentar os pontos na liderança. Esperamos seguir bem e lutar pelo troféu até o fim”, finalizou Ben.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.