Responsáveis por 75% das vagas, micro e pequenas empresas ‘puxam’ criação de emprego em SC

Santa Catarina criou 19.683 postos de trabalho no mês de fevereiro. Das vagas abertas, 75,75% foram nas MPE (micro e pequenas empresas), de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“É nessa cultura do empreendedor que vamos resolver grandes problemas que o Brasil enfrenta, como a fome, a exclusão e a miséria”, destaca o presidente do órgão, Décio Lima.

Responsáveis por 75% das vagas, micro e pequenas empresas 'puxam' criação de emprego em SC

Setor de serviços lidera a contratação de vagas, com abertura de 135.238 vagas, de acordo com o Sebrae – Foto: rawpixel.com/Divulgação/ND

Os dados que atestam o aumento da oferta de trabalho em Santa Catarina são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Cabe ressaltar que número de vagas teve queda de 10% em relação ao mês de janeiro desse ano.

Conforme o estudo do Sebrae, foram criadas 14.911 vagas de emprego formais por meio das micro e pequenas empresas. Entre os Estados do Sul, Santa Catarina fica em segundo lugar na geração de empregos — Paraná teve 21.597 e o Rio Grande do Sul, 17.922.

“Santa Catarina tem protagonizado o que é próprio da construção cultural do nossos povo. Somos um povo marcado pela pequena propriedade, pela agricultura familiar, e com uma economia bem distribuída, pulverizada em todas as regiões do Estado”, destaca Lima.

Vagas abertas

Santa Catarina tem mais de 6 mil vagas de emprego abertas, veja como se candidatar. Os números também apontam que a quantidade também é menor que no mesmo período no ano passado. Em fevereiro de 2022, foram criadas 15.155 novas vagas, 1,61% a mais que em 2023.

No país, 85% das vagas foram de pequenos negócios. Os números em Santa Catarina seguem uma tendência que é vista em nível nacional.

“Estamos falando de inclusão, de mais empregos, de geração de renda’, destaca Décio Lima – Foto: Paulo Metling/NDTV

“Estamos falando de inclusão, de mais empregos, de geração de renda e os pequenos negócios são essenciais neste momento econômico, pois são essas empresas que reagem rapidamente com novas contratações”, explica o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Ainda segundo o levantamento, no acumulado desse ano, Santa Catarina desponta como a unidade federativa do Sul que mais gerou empregos nos pequenos negócios. Em dois meses, foram 31.568, enquanto no Paraná foram 28.887, e no Rio Grande do Sul, 26.371.

O setor de serviços foi o que mais contratou, com abertura de 135.238 vagas. Em seguida vêm a Indústria de Transformação, com 37.429 vagas, e a Construção, com 22.600 novos postos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.