Hotéis de Penha estão há meses sem receber pagamentos da agência de viagens Hurb

Empresários do setor de hotelaria de Penha, no Litoral Norte catarinense, enfrentam dificuldades para receber pelas reservas feitas através da plataforma Hurb, antigo Hotel Urbano, que vende pacotes e reservas de hospedagens nacionais e internacionais. A empresa estaria há meses sem realizar o repasse dos valores para os hotéis e pousadas da cidade.

Estabelecimentos sofrem com a falta de pagamentos por parte da empresa – Foto: Aleson Padilha/Prefeitura Municipal de Penha/Divulgação/ND

Penha recebe milhares de turistas todos os dias por conta da presença do parque Beto Carrero, e também por ser um dos principais destinos de praia no Litoral Norte, que ficam repletas de visitantes na temporada de verão.

Mas de acordo com a coordenadora adjunta do Núcleo de Turismo da Associação Comercial e Industrial de Penha (ACIPEN), Vanessa Abondanza, os hotéis tem passado por problemas para receber da Hurb.

“Quando posso, olho nos grupos e vejo indagações sobre pagamentos do Hotel Urbano. Alguns estão deixando de receber, outros recebem certinho”, relata Vanessa.

Já o presidente do Núcleo de Pousadas e Hotéis de Penha (NUPHOPE), Aurélio Souza, relatou situações vivenciadas com a Hurb pelos empresários do ramo na cidade de Penha.

O proprietário do Hotel Marina Amarela, Natan Kerusauskas, conta que estão com duas ordens de pagamento em atraso. Uma delas está com atraso de 60 dias, e outra de 35 dias. Somados, os valores a receber pela Hurb chegam a cerca de R$ 30 mil.

Os responsáveis pela pousada Juliane contam que estão há meses sem receber. A situação fez com que a direção decidisse por cancelar a parceria com a Hurb.

O hotel não está recebendo novas reservas pela Hurb, mas ainda está hospedando os turistas que programaram viagens anteriormente pela plataforma, para não prejudicar os hóspedes.

“Entramos em contato com nossa advogada para tentarmos receber da HURB o que temos direito”, relatou a direção do hotel.

Questionada sobre a situação, a assessoria da Hurb enviou uma nota referente ao caso:

“O Hurb, empresa brasileira que está no mercado há mais de 12 anos, sempre prezou pela transparência e a relação de confiança que tem com os seus viajantes e parceiros. Guiada pelo valor primordial de ser uma companhia feita de pessoas para pessoas, coloca clientes e stakeholders sempre em primeiro lugar.

Com relação à solicitação do portal ND Mais, o Hurb informa que:

O Hurb conduzirá de forma individualizada um diálogo com cada parceiro de rede hoteleira que fez algum tipo de reclamação, independente da sua natureza. Por questões legais, detalhes específicos não podem ser abertos.

Fora o acima citado, os viajantes impactados, aqueles que tiveram suas reservas canceladas pelos parceiros, o Hurb esclarece que a empresa conta com um setor de atendimento ao cliente que opera 24/7, com colaboradores prontos para sanar todas as dúvidas ou ajudar com qualquer imprevisto. No ChatBot, por exemplo, o cliente que está em viagem e precisa de algum suporte da empresa consegue se direcionar a uma equipe especializada através das opções apresentadas na conversa iniciada, que vai priorizar o caso para atendê-lo da melhor forma possível.

Por fim, para se ter uma dimensão do alto volume das operações do Hurb, mais de 1.200.000 (um milhão e duzentos mil) produtos e serviços foram operados pela OTA em 2022. No mesmo ano, a companhia foi responsável pelo embarque de viajantes para 272 destinos, número 20% maior em relação a 2021. Em 2023, a companhia já operou mais de 435.000 viajantes até a data de hoje.

Como acima mencionado, esses números atestam a capacidade do Hurb de operar em alta escala, bem como demonstram o comprometimento da empresa com os seus clientes, mesmo que, globalmente, o setor de turismo ainda não tenha se recuperado totalmente dos efeitos da pandemia de coronavírus.

O Hurb frisa que segue prezando pela escuta ativa e cuidado com seus públicos e, por isso, está à disposição caso surjam eventuais dúvidas. Para isso, o atendimento pode ser realizado através dos serviços de Chat Online, email exclusivo e telefonema agendado. Todos os meios de contato são pensados para as diferentes necessidades e situações.”

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