Itapema comemora 61 anos com a única mulher prefeita do Litoral Norte de SC

A cidade de Itapema completa nesta sexta-feira (21) 61 anos de emancipação. E nessas seis décadas de crescimento e desenvolvimento, parte da história recente da cidade chama a atenção.

Itapema tem hoje a única prefeitura do Litoral Norte catarinense comandada por uma mulher. A prefeita Nilza Simas (PSD), já em seu segundo mandato, marcou a história política do município por ser a primeira mulher a ocupar o cargo.

Nilza recebeu o Mérito Legislativo 2022 na Câmara de Vereadores de Itapema – Foto: Internet/Reprodução/ND

Nascida no Sertão do Trombudo, em Itapema, Nilza conta que cresceu no bairro Morretes, vinda de uma família humilde. Passou a adolescência no Centro e hoje mora na Meia Praia, com o marido e dois filhos, Isadora e Leonardo.

Filha mais velha de cinco irmãos, Nilza começou a dar aula quando ainda estava no ensino médio. Nos anos seguintes, dividia a rotina entre o trabalho, em Porto Belo, e a faculdade, em Itajaí.

Nilza foi a primeira mulher eleita para a prefeitura de Itapema – Foto: Internet/Reprodução/ND

“Eu escolhi enfermagem porque gosto de pessoas, eu gosto de cuidar das pessoas, mas não foi fácil”, relembra Nilza.

Em sua trajetória profissional, foi diretora do colégio Olegário Bernardes e enfermeira efetiva no município, oportunidades que a aproximaram do contato com a população da cidade de Itapema.

“Em 2008, surgiu a oportunidade de ir para a vida pública, mais uma missão. Fui eleita vereadora e tive a honra de ser a primeira mulher presidente da Câmara. No segundo mandato fui a campeã de votos”, explica Nilza.

Ela conta que a vontade de ingressar no meio político surgiu pelo interesse em continuar na missão de ajudar as pessoas. Depois de oito anos no legislativo, Nilza sentiu que era hora de dar o próximo passo.

“Após esses oito anos, eu vi que meu tempo no legislativo estava se encerrando, não conseguia fazer mais pelas pessoas, era preciso avançar e essa forma era ir para o executivo. Decidi ser prefeita, por conhecer a dor do nosso povo”, lembra a prefeita.

Em 2016, Nilza Simas foi eleita a primeira prefeita mulher de Itapema, conquistando a reeleição em 2020. O feito inspirador marcou não só a história de Nilza, como da própria cidade.

Prefeita fala que sua missão sempre foi cuidar das pessoas – Foto: Internet/Reprodução/ND

“Nós mulheres, podemos estar onde quisermos e na política não é diferente. Por mais que o caminho pareça difícil, temos esse olhar maternal que nos difere e leva humanização para vida pública. Mulher, ocupe seu espaço, se permita ser feliz, se ame e se posicione”, encoraja Nilza.

E os próximos passos da trajetória política e pessoal de Nilza ainda não claros. “Ainda é cedo para falar em outros pleitos, mas uma certeza eu tenho: meu futuro é continuar cuidando das pessoas. Quero continuar fazendo o que sempre fiz na vida pública, que é estender a mão, e se isso puder ser em um âmbito maior que o municipal, estarei disposta a servir o povo catarinense”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.