‘Não podia acreditar’: lagarto guloso tenta invadir ninho de martins e é bombardeado

Um lagarto-monitor com fome tentou invadir o ninho de um casal de martins-pescadores, mas acabando se dando mal na estratégia, até porque as aves fizeram o animal buscar comida em outro lugar. Mark Fox, que passeava no Parque Nacional Krunger, na África do Sul, fez os registros do episódio.

Lagarto guloso tenta invadir ninho de martins e é bombardeado – Foto: Latest Sightings/ND

Ao site Latest Sightings, Mark contou avistou o lagarto tentando chegar no ninho da família de martins, o que lhe deixou incrédulo. “Eu não podia acreditar em meus olhos, peguei rapidamente meus binóculos para ver mais de perto”, contou.

Martim-pescadores são pássaros fascinantes que podem ser encontrados em toda a África e partes da Ásia, até mesmo no Brasil. Essas aves são facilmente identificáveis ​​por sua impressionante plumagem preta e branca. Eles são conhecidos por seu padrão de voo pairando, onde podem permanecer em um ponto por um longo período, esperando para avistar suas presas.

“O lagarto estava abrindo caminho entre o mato e o banco de areia, determinado a chegar ao ninho. Os martins-pescadores não estavam muito longe quando perceberam a ameaça se aproximando. Eles imediatamente foram até o lagarto”, lembra.

Ele recorda que o par de pássaros começou a bombardear o lagarto em um esforço consistente para afugentá-lo. “Foi uma batalha de determinação entre duas espécies diferentes. Cada vez que o lagarto avançava, os pássaros desciam, obrigando-o a mudar de direção.”

A hungry monitor lizard attempts to raid the nest of a breeding pair of kingfishers, but the kingfisher dive bombs the monitor lizard forcing it to swim off.

Posted by Latest Sightings – Kruger on Friday, April 14, 2023

Martim-pescadores também são conhecidos por seus hábitos de nidificação. Eles preferem nidificar nas margens dos rios, onde podem facilmente pegar peixes para alimentar seus filhotes. O ninho é geralmente feito de galhos e penas. A fêmea colocará de três a seis ovos. Assim que os ovos eclodirem, ambos os pais continuarão a cuidar de seus filhotes, trazendo-lhes peixes e ensinando-os a voar.

“No final, eles derrotaram o lagarto e ele recuou para o rio dos crocodilos. Talvez em busca de uma refeição mais fácil para saciar sua barriga”, completa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.