Pais de alunos e comunidade pedem melhorias na estrutura de escola de Blumenau

Na tarde de sexta-feira (21), um grupo de pais se reuniu com a comunidade para fazer uma manifestação em frente a uma escola de Blumenau. Na ação, eles pediram melhorias na estrutura da unidade para garantir a segurança dos alunos. Uma das mães presentes na manifestação alegou que, durante a semana, alguns pais se revezaram para fazer a segurança da parte mais vulnerável da instituição.

Pais de alunos e comunidade pedem melhorias na estrutura de escola de Blumenau – Foto: Freepik/Reprodução

A manifestação não teve envolvimento da unidade escolar, sendo organizada apenas pelos pais dos alunos. A direção da escola emitiu uma carta explicando que não está envolvida e destacou que “as devidas providências, por parte das autoridades, já estão sendo organizadas e tem prazo a ser cumprido”.

Na carta divulgada pela unidade escolar, a direção destaca os pontos levantados pelos pais. “Por parte de nós, funcionários, professores e equipe gestora, é de suma importância a segurança e a estrutura adequada para o acolhimento dos nossos estudantes. Estamos todos envolvidos na cobrança de ações junto ao governo”.

Uma das mães destacou que os pais estão pedindo por mais segurança no local, principalmente na parte do pré-escolar, onde a estrutura se encontra mais vulnerável. Durante o ato, os participantes realizaram uma oração para pedir segurança para a escola.

Medidas de segurança

A Secretaria de Educação de Blumenau comunicou que já foram adotadas uma série de medidas para garantir a segurança e tranquilidade dos estudantes e profissionais. Uma dessas ações foi a contratação de 150 seguranças que iniciaram os trabalhos na segunda-feira (17), nas escolas e Centros de Educação Infantil. A partir desta segunda-feira (24), esses seguranças estarão armados com armas de fogo.

A secretaria ainda informou que todas as instituições receberam visitas técnicas para verificar possíveis vulnerabilidades na estrutura física das unidades. Uma planilha foi elaborada a partir das necessidades apresentadas pelas instituições que precisam passar por melhorias na questão de segurança.

Manutenções e obras de melhoria nas unidades estão sendo realizadas e devem seguir nas próximas semanas. A secretaria ainda destacou que já realizava investimentos e implementação de medidas de segurança como muros e cercas nas escolas e CEIs, mesmo antes do ataque registrado ao CEI Cantinho Bom Pastor.

A respeito da questão da segurança na escola onde ocorreu a manifestação na sexta-feira (21), a secretaria comunicou que, durante esta última semana, a escola contou com a presença de seguranças contratados pela prefeitura de Blumenau que fizeram a vigilância do local.

A secretaria ainda disse que a instituição conta com o monitoramento de câmeras de segurança e controle do fluxo de entrada. A escola também está listada como prioritária para que as mudanças sejam efetuadas na estrutura física da unidade para garantir mais segurança.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.