‘Não troco Palhoça por nada’, diz moradora no aniversário de 129 anos da cidade

Milhares de pessoas celebraram os 129 anos de emancipação política de Palhoça. A data é na segunda-feira (24), mas a prefeitura organizou a festa neste final de semana. Na Praça das Bandeiras, uma estrutura com food trucks, recreações infantis e um palco com apresentações artísticas atraiu a família palhocense.

No meio da tarde de domingo (23), o parabéns e o corte do bolo encheram os populares de alegria e o ápice da festa é o show de Toni Garrido à noite. Crianças, adolescentes, adultos e até a terceira idade estão na grande celebração.

O prefeito Eduardo Freccia em outro grande momento do aniversário – Foto: Leo Munhoz/ND

Conforme dados da Secretaria de Turismo, somente nas atrações diurnas, no domingo, 4 mil pessoas compareceram. À noite, o show nacional do ex-vocalista do Cidade Negra tende a atrair ainda mais público.

A costureira Luana da Rosa Benite, 27 anos, veio do Rio Grande do Sul há sete anos e logo que chegou a Santa Catarina se fixou em Palhoça. Ela celebrou o aniversário da cidade com o marido Leonardo, os filhos Heitor e Bernardo.

“É uma cidade muito boa, tem bastante qualidade de vida. Quando vim, foi uma das cidades com mais oportunidade de emprego e logo que cheguei eu consegui. Não troco Palhoça por nada!”

Leo, Bernardo, Luana e Heitor celebrando os 129 anos de Palhoça – Foto: Leo Munhoz/ND

A empresária Isadora Cristina Gomes dos Santos estava na festa com a irmã e o sobrinho. “Tá muito legal aqui, apesar de a chuva ter atrapalhado um pouco, estamos aproveitando bastante. A recreação para as crianças tá muito bacana”, disse Isadora, que chegou às 10h30 e pretende ficar até a hora do show de Toni Garrido, marcado para 20h.

“Vou aproveitar cada minuto”. Moradora do Pagani, ela disse que adora morar na cidade pela qualidade de vida e porque tem acesso facilitado a shoppings e praças.

A vendedora Vanessa Henrique, 33 anos, é nativa de Palhoça e está com os pais e os dois filhos na festa. A caçula Alice, três anos, foi a primeira a ganhar um pedaço do bolo entregue pelo ex-prefeito Camilo Martins, agora deputado estadual. Para Vanessa, o que Palhoça tem de mais especial é a união da comunidade.

Vanessa e a pequena Alice, que ganhou o primeiro pedaço do bolo – Foto: Leo Munhoz/ND

“Nosso povo é espirituoso e acolhedor. Quem precisa de ajuda, ou reivindicar algo, todos estão sempre unidos”. Moradora da Ponte do Imaruim, ela disse que a cidade precisa melhorar em aspectos como segurança, saneamento básico e saúde. “Ainda não temos um hospital, por exemplo”, declarou Vanessa.

No terceiro ano do mandato, Freccia disse que sua principal meta para o fecho da gestão é melhorar a mobilidade, o saneamento básico e entregar o hospital municipal de Palhoça. Ele também falou ao ND sobre a festa.

“Foi um dia de festa. Concentramos as ações principais do aniversário nesse domingo (23) na Praça das Bandeiras e conseguimos trazer as famílias. Uma festa muito bonita. Desde às 10h da manhã o público veio, teve um pouco de chuva, mas nem isso assustou o pessoal. Todo mundo festejou e aproveitou”, disse Freccia.

O deputado estadual Camilo Martins, prefeito por dois mandatos em Palhoça, ressaltou o aspecto popular do aniversário. “Além de comemorar o dia da nossa cidade, sou uma pessoa que gosta muito de festa. Palhoça está no meu coração”, declarou Martins.

A recreação infantil garantiu a alegria da criançada – Foto: Leo Munhoz/ND

“Sou deputado em prol de todos os municípios, mas tenho um olhar diferenciado e um carinho especial por Palhoça, um povo hospitaleiro, ordeiro e muito trabalhador”, completou o deputado.

Secretário da Fazenda de Palhoça, Pedro Paulo dos Passos Freitas, tem pai e mãe nascidos em Palhoça. Celebrando os 129 anos da cidade, ele disse que ficou feliz porque reviu amigos e colegas que não encontrava há alguns anos.

“O cidadão palhocense é muito acolhedor. Nos últimos dez anos verificamos um crescimento de aproximadamente 100 mil novos habitantes e costumamos dizer que vem e conhece o povo palhocense se sente bem acolhido e dificilmente sai daqui”, afirmou o secretário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.