IFSC abre inscrições para cursos técnicos gratuitos em 15 cidades de SC

Estão abertas até o dia 16 de maio as inscrições para os cursos técnicos gratuitos no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina). As vagas são para 15 cidades catarinenses: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José e Tubarão.

IFSC divulga vagas remanescentes – Foto: Divulgação/IFSC

Ao todo são ofertados 48 cursos e todos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo. A seleção para todos os cursos será por sorteio público, realizado às 15h30 do dia 18 de maio.

A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 23 de maio, a partir das 18h. As matrículas dos selecionados na primeira chamada deverão ser feitas de 25 de maio a dois de junho, com o envio, pela internet, da documentação prevista.

Como se inscrever

As inscrições on-line devem ser feitas de 20 de abril a 16 de maio, pelo Portal de Inscrições.

  • Ao acessar o sistema, o interessado deve:
  • selecionar a opção “Quero me inscrever”;
  • escolher o município ou campus em que pretende estudar;
  • selecionar o curso;
  • preencher todos os dados solicitados;
  • assinalar opção por ampla concorrência ou sistema de cotas;
  • conferir todos os dados;
  • salvar o comprovante de inscrição.

Sobre os cursos

Os cursos técnicos integrados são voltados a quem já concluiu o ensino fundamental, ou comprovar a conclusão até a data da matrícula no IFSC. Neles, o estudante cursa o ensino médio e recebe a formação técnica no IFSC, com a mesma matrícula.

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição, em qualquer série, e receba a formação técnica no IFSC. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC.

Os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o ensino médio, ou para quem comprovar a conclusão desse nível de ensino até a data da matrícula.

Já os cursos Proeja/Técnico integrados ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são voltados a pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio na idade regular. Para ingressar, o interessado deve ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos até a data da matrícula.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.