VÍDEO: Chuva de meteoros é vista na madrugada em Chapecó 

Uma chuva de meteoros foi vista na madrugada de segunda-feira (24) e terça-feira (25) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O evento celestial acontece todos os anos entre os dias 15 e 29 de abril, com pico de atividade entre os dias 22 e 23. O professor Carlos Rutz, da Escola de Educação Básica Bom Pastor, registrou o fenômeno.

Chuva de meteoros é vista na madrugada em Chapecó. — Foto: Carlos Rutz/Reprodução/ND

“A chuva de meteoros acontece quando o Planeta Terra cruza a trajetória de um cometa. Nesse exato momento, a Terra está cruzando a sujeira (detritos, poeira) do Cometa ‘C/1861 Tatcher’”, explicou o professor Carlos Rutz.

Rutz disse que a chuva desse ano tem origem na constelação de Lyra, daí o nome Lyrids, também traduzida para o português “Liríadas”. Os meteoros que vemos têm a incrível velocidade de 46,8 km/s, ou seja, ou 168.500 km/h.

Os meteoros são vistos no momento em que eles “queimam”, quando isso acontece, os corpos celestes estão entre 120 e 85 km de altura, já na atmosfera da Terra. Para observar o fenômeno não é necessário nenhum instrumento.

“Os meteoros são vistos a olho nu e a atual fase pouco iluminada da lua contribui para uma observação ainda melhor. Recomenda-se aos observadores estarem longe da poluição visual de grandes cidades”, explicou o professor.


A “Chuva de Meteoros Lyrids 2023” pode ser observada na madrugada de segunda (24) e desta terça-feira (25). — Vídeo: Carlos Rutz/Reprodução/ND

As imagens de Chapecó

As imagens da gravação da chuva são de uma câmera de segurança e com uma lente de 4 mm e com algumas modificações nas configurações. A câmera estava fixa no bairro Esplanada, em direção ao céu sul.

“Na segunda noite aumentei um pouco a elevação da câmera para capturar meteoros mais próximos. Geograficamente falando, foram capturados meteoros que cruzaram os céus do sul de Chapecó até toda a região noroeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente na cidade de Panambi, em linha reta”, detalhou Carlos.

Essa atividade faz parte do Projeto EXOSS, formados por cientistas cidadãos que contribuem para o avanço da ciência, com parceria com o Observatório Nacional.

Em Chapecó, a EEB Bom Pastor faz parte do trabalho. Integram o grupo a Oficina de Robótica, Astronomia, Astronáutica, Meteorologia e Sensoriamento Remoto da escola.

Os meteoros que vemos têm a incrível velocidade de 46,8 km/s, ou seja, ou 168.500 km/h. — Vídeo: Carlos Rutz/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.