Reforma do Hospital Santa Teresa e Instituto de Psiquiatria começa na rede elétrica

Acompanhada do diretor do Hospital Celso Ramos, Michel Faraco, de engenheiros e equipe técnica da Gerência de Obras e Projetos, a secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, percorreu no último domingo, 23, todas as instalações do Instituto de Psiquiatria (IPQ) e Hospital Santa Teresa (HST), para definir a prioridade das obras de reforma que terão início naquelas unidades (Decreto nº 80 28/03/23). Também acompanharam a visita os diretores José Augusto da Silva Velho (HST) e Paulo Márcio (IPQ).

Ao final da vistoria, ficou definido que será iniciada imediatamente a reforma dos prédios que apresentam a estrutura comprometida e foi solicitada agilidade na reforma das redes elétricas dos dois hospitais, para garantir a segurança de pacientes e funcionários. Carmen Zanotto solicitou, também, um estudo de viabilidade para a instalação de placas solares.

Hospital Santa Teresa

Principal referência em doenças dermatológicas de Santa Catarina, o Hospital Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara, completou recentemente 83 anos de atuação. A unidade atende pacientes não somente da Grande Florianópolis, mas de todo o estado. Sua principal atuação é na realização de cirurgias de tumores de pele, malignos ou não. Atualmente o ambulatório de dermatologia realiza em média 100 atendimentos diários, mensais são 1800.

Com um quadro funcional de 242 servidores e 55 servidores terceirizados sendo, destes, 7 médicos especialistas e 6 residentes em dermatologia, o objetivo é ampliar ainda mais os atendimentos. Está prevista a abertura de mais uma sala cirúrgica e o projeto de implantação de 25 novos leitos de retaguarda para suporte aos hospitais da grande Florianópolis, em destaque para o Regional de São José e o Celso Ramos. Hoje o hospital possui um total de 105 leitos, com uma taxa de ocupação de 100%.

Instituto de Psiquiatria

Inaugurado em 1941, o Instituto de Psiquiatria (IPQ), em São José, uma das unidades hospitalares mais antigas do Estado, tem uma estrutura preparada para atender emergências psiquiátricas na Emergência Externa (24h), além das Unidades de Internação (160 vagas). Com mais de 300 funcionários e um corpo clínico que ultrapassa 35 profissionais, oferece as seguintes especialidades clínicas: neurologia, psiquiatria e clínica geral. Oferece também apoio à diagnose e terapia – conta com o apoio da Associação Catarinense de Apoio a Psiquiatria (ACAP). No local, 190 pacientes são atendidos atualmente. Os pacientes contam com os serviços de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Radiologia, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.