Congresso Nacional instala CPMI dos atos de 8 de janeiro

O presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fez a leitura do pedido para criação da CPMI (Comissão Parlamentar de Inquérito Mista) dos atos de 8 de janeiro, e a comissão foi instalada no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (26). O documento foi assinado por um terço dos parlamentares das duas casas.

O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, cumpriu o prometido e fez a leitura do pedido para criar CPMI. – Foto: Agência Brasil/Divulgação/ND

O requerimento é de autoria do deputado André Fernandes (PL-CE). O objetivo da  CPI mista é apurar participantes, financiadores e estimuladores dos atos de 8 de janeiro em Brasília, quando prédios dos três Poderes foram invadidos.

Rodrigo Pacheco solicitou aos líderes partidários que indiquem os integrantes da comissão, conforme a regra da proporcionalidade partidária, que ainda será divulgada.

Disputa de cargos

A disputa entre oposição e governistas já é grande. Lideranças do governo no Congresso afirmam que Renan Calheiros, Omar Aziz e Randolfe Rodrigues são possíveis nomes para presidência e relator. Já opositores citaram nos bastidores o nome do catarinense  Jorge Seif (PL-SC), como um dos possíveis indicados à presidência.

O pedido para instalação veio logo no começo do ano, mas apenas opositores ao governo queriam a instalação.

Com a crise por causa da divulgação de imagens do então ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Gonçalves Dias, dentro do Palácio do Planalto no mesmo momento que manifestantes, a base do governo acabou apoiando a investigação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.