Libido em baixa? Veja dicas simples para entender os motivos e virar o jogo

Antes de conversarmos sobre as dicas para você bombar a sua libido, é importante ressaltar alguns pontos. Não existe um manual único a ser seguido. Desejo, excitação e prazer são vivências únicas e individuais. Logo, não há apenas um caminho certo.

De forma bem simplificada vamos relembrar como a resposta sexual acontece e que o desejo não precisa ser exclusivamente espontâneo. Uma carícia, um olhar, um convite sexual pode ser aceito por você e, assim, desejo, excitação e prazer sexual se misturarem. Aqui vou usar o termo libido enquanto sinônimo de desejo sexual.

mulher se toca para ativar a libido

Psicóloga especialista em sexualidade explica que não existe apenas o desejo sexual espontâneo, ou seja, aquele que vem “do nada”. Há também o responsivo, despertado por estímulos e com resposta sexual – Foto: Pexels/ND

E por que é importante falar sobre bombar a libido? Porque aumentar a libido pode ser uma boa solução para sua vida sexual e para sua vida como um todo, já que é uma energia que nos move não apenas sexualmente.

Podemos falar em disfunção sexual quando uma das fases da resposta sexual humana – desejo, excitação, orgasmo e resolução – não funciona. Então, sempre que a libido estiver em baixa devemos falar em disfunção sexual ou transtorno de excitação feminino? Veremos que não…

Atenção! A perda da libido não está ligada apenas a mulheres mais velhas como dita o senso comum. Pessoas em qualquer idade podem ter diminuição do desejo sexual por diversas razões e precisa aprender como reativar.

É preciso ainda pensar no ciclo de vida. Por exemplo, mulheres que estão amamentando, no pós-parto, na menopausa podem apresentar baixa de libido. Esta desconexão – ou seria reconexão? – com o corpo e o foco em outras questões dificilmente fará a mulher ficar desejante e excitada.

O que desperta a libido?

O que vem antes do sexo? Ou melhor, o que vem junto do sexo? O que faz com que você queira fazer sexo? Seria apenas o desejo? Saiba que desejo, excitação e prazer sexual se misturam. E, ainda, que conforto e intimidade emocional podem gerar estímulos sexuais e levar a satisfação tanto emocional quanto física.

Vamos refletir juntas… Se você não acorda com vontade de transar ou se não sente vontade de transar do nada, mas responde a estímulos sexuais e se excita, não quer dizer que você tenha alguma dificuldade de desejo, e sim que o seu desejo pode ser predominantemente responsivo. O que isso quer dizer? Não existe apenas o desejo sexual espontâneo, ou seja, aquele que vem “do nada”. Há também o responsivo, despertado por estímulos e com resposta sexual.

A libido segue reduzida? É preciso olhar todos os fatores que podem estar influenciando, pois geralmente não há uma única razão. Importante você saber que a falta de libido pode acontecer com qualquer pessoa e por razões diversas. Ela pode ainda ser temporária ou de longo prazo. E, envolve fatores biológicos, sociais e psicológicos.

Este tema é delicado e recorrente nos meus atendimentos clínicos em sexualidade humana e na plataforma Sexo sem Dúvida. A falta de desejo sexual ou a baixa libido é uma das maiores queixas sexuais, junto com a anorgasmia, sobre a qual já falei neste espaço.

Vou deixar aqui três motivos que mais aparecem no consultório, mas lembre-se de que é preciso uma avaliação especializada para compreender o seu interesse sexual de forma singular e retomar o desejo de forma saudável.

Dificuldades conjugais: os problemas de relacionamento podem afetar a libido de uma ou todas as pessoas da relação. O excesso de discussões e a interferência na confiança são fatores que afastam os casais.

Saúde mental: estresse, depressão e ansiedade são três fatores que podem interferir de forma negativa na sua saúde mental e com isso na sua saúde sexual. Psicoterapia em dia favorece também a sua libido.

Saúde física: algumas medicações como antidepressivos, anticoncepcionais e anti-hipertensivos, bem como para disfunções hormonais e doenças crônicas podem também interferir na saúde sexual.

Assim, para você bombar sua libido é importante você saber por onde ela anda e o que a faz sumir. O que pode te ajudar a bombar a libido? Praticar atividade física; ter contato com a natureza, uma vez que a luz do sol é uma boa companheira para ativar os desejos da vida; momentos de lazer sozinha ou bem acompanhada; conhecer suas emoções, seu corpo e seus prazer e pensar em sexo.

Outra forma de bombar sua libido é você se conhecer e se autoestimular. A autonomia sexual é uma forma de você ter sua libido ativada e, ainda, sentir prazer. O prazer sexual é um ponto central para manter a libido em alta e as memórias sexuais alimentam a vida sexual. E estando bem sexualmente, sua autoestima fica boa e você se mantém desejante em diversas áreas da sua vida.

Como refletimos aqui não existe um manual único de como você pode resgatar e bombar a sua libido. É preciso conhecer a sua história, entender o que te faz desejar e o que te dá prazer. Agora você já sabe que o que você pode fazer agora e sempre é buscar o que te traz alegria e paz.

Mais do que técnicas, que podem nem funcionar se não fizerem sentido, o sorriso no rosto é o que vai alimentar a sua alma, seus desejos e sua libido. Autoconhecimento e autoestima são as palavras-chave!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.