Animal raro ameaçado de extinção morre atropelado em São Miguel do Oeste

Um gato-mourisco de cor vermelha foi encontrado morto às marges da BR-163 em São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. O registro foi feito pelo biólogo Jackson Preuss na terça-feira (25). Esse felino está na lista de ameaçados de extinção.

Animal ameaçado de extinção é encontrado morto após ser atropelado em São Miguel do Oeste. — Foto: Jackson Preuss/Reprodução/ND

Conforme explicou Jackson, esse animal não é muito comum e esse em especifico tem uma cor diferente da maioria dos animais da espécie. “Ele tem uma cor uniforme, normalmente os gatos são da cor grafite, mas esse tem uma cor avermelhada devido a uma alteração genética, o que o torna muito raro”.

O gato-mourisco ou jaguarundi está na maioria da América, desde o México até a região central da Argentina. Esse animal, diferente dos outros gatos-do-mato, tem habito diurno, para caça e locomoção.

Esse felídeo, geneticamente próximo do leão-baio, é um pouco maior que um gato doméstico. Possui pelagem de vermelho à cinza escura. Alimentam-se de ratos, aves e tatus.​

“Com a perca do habitat eles precisam se deslocar e ir em busca de um novo espaço e de comida, em função disso, sofre com atropelamentos”, explicou o biólogo. A imprudência nas rodovias é uma das principais causas de atropelamento de aminais.

O gato-mourisco foi encontrado morto nas margens da BR-163. – Foto: Jackson Preuss/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.