Operação Mensageiro: prefeito de Guaramirim tem mandado de prisão por fraude em licitação

A Operação Mensageiro, que investiga fraude em licitações e corrupção, cumpriu nesta quinta-feira (27) mandados de prisão e busca e apreensão contra dois funcionários da Prefeitura de Guaramirim. Luiz Antonio Chiodini, que é prefeito na cidade do Norte de Santa Catarina, também é acusado de participação no esquema de corrupção.

Mandados foram cumpridos na Prefeitura de Guaramirim – Foto: 105 FM

Foram presos em Guaramirim, a secretária adjunta de administração e finanças, responsável pelo setor de licitações, e o diretor da Águas de Guaramirim.

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), responsável pela operação, também tem um mandado de prisão contra Chiodini, mas ele não foi detido pois está fora do país.

Operação Mensageiro em Guaramirim – Foto: 105 FM

Após as prisões e mandados de busca e apreensão serem cumpridos, a A Prefeitura de Guaramirim se manifestou sobre o caso por meio de nota, informando que o prefeito está na Inglaterra desde o dia 19, em viagem familiar para acompanhar a formatura do filho em uma universidade.

“A Prefeitura reforça seu compromisso com a transparência e reitera que entregou toda a documentação solicitada, estando à inteira disposição da justiça para demais esclarecimentos”, diz nota.

Esta é a 4ª fase da Operação Mensageiro, que apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo, com participação da empresa Serrana. No caso de Guaramirim, a prefeitura tinha contratos para coleta de lixo comum, reciclável e tratamento de água.

Prefeitura de Guaramirim tem contratos com a Serrana para coleta de lixo comum, reciclável e tratamento de água – Foto: Jonathan Rocha/NDTV

Mandados cumpridos na região

Além de Guaramirim, outras cidades do Norte e Planalto também estão sendo alvo de mandados da Operação Mensageiro.

  • Schroeder: cumprimento de mandados de busca e apreensão;
  • Corupá: cumprimento de mandados de busca e apreensão; o prefeito Luiz Carlos Tamanini está sob custódia e deve prestar esclarecimentos;
  • Três Barras: vereador Edenilson Engel (PSB) foi preso em Brasília. O prefeito Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD), foi levado para prestar depoimento;
  • Major Vieira: prefeito Adilson Lisczkovisk levado a Florianópolis para prestar depoimento

Operação Mensageiro em Schroeder – Foto: 105 FM

Veja notas divulgadas pelas prefeituras

Guaramirim: A Prefeitura de Guaramirim informa que recebeu, na manhã desta quinta-feira (28) oficiais da força-tarefa da operação mensageiro. Eles cumpriram mandados de prisão contra o Diretor da Águas de Guaramirim e a Secretária-Adjunta de Administração e Finanças, responsável pelo setor de licitações. Ainda, foram cumpridos novamente mandados de busca e apreensão. O Prefeito encontra-se fora do país desde o dia 19, em viagem familiar para acompanhar a formatura de seu filho em uma universidade da Inglaterra. A Prefeitura reforça seu compromisso com a transparência e reitera que entregou toda a documentação solicitada, estando à inteira disposição da justiça para demais esclarecimentos.

Corupá: Em relação à operação de BUSCA E APREENSÃO na manhã desta quinta-feira (27/abril/2023), a Prefeitura Municipal de Corupá informa que está à disposição da justiça para prestar todos os esclarecimentos devidos e reitera que a ação se limitou à verificação de documentos, sem qualquer outro desfecho.

*Com informações de Isabela Corrêa, repórter da NDTV Record TV

Adicionar aos favoritos o Link permanente.