Nutricionista ensina ‘superpoder’ dos alimentos saudáveis para crianças em SC e dá dicas; veja

Garantir uma alimentação saudável aos pequenos é um grande desafio a muitos pais e mães, principalmente com a rotina agitada que pede cada vez mais praticidade. Um dos maiores benefícios de iniciar uma alimentação saudável ainda na infância é a garantia de maior qualidade de vida a longo prazo.

Nutricionista ensina ‘superpoder’ dos alimentos saudáveis para crianças em SC e dá dicas – Foto: Anna Prosekova/Pixabay/Reprodução/ND

“Precisamos trabalhar de forma divertida com as crianças. Não adianta apenas falar que ela precisa comer colorido, pois muitas vezes elas nem entendem. É necessário ensinar a educação nutricional para elas, mostrar o superpoder de cada alimento e o que ele faz no nosso corpo quando a gente consome”, explica a nutricionista Sara Daminelli.

É isso que propõe a clínica criada por em ela, em Criciúma, no Sul catarinense. Conhecido como Espaço Naturae, o local trata a nutrição de forma lúdica até para os adultos, com atendimento completo para quem deseja ter hábitos alimentares mais saudáveis.

No Espaço Naturae, a nutrição é tratada de forma lúdica – Foto: Jackson Boaventura/Divulgação/ND

O grande diferencial do espaço é a parte da cozinha, onde o paciente coloca em prática tudo o que viu na consulta. “Na cozinha as pessoas vão desenvolver habilidades culinárias. Ela tem como pilar os alimentos funcionais que tem como objetivo resgatar a funcionalidade no metabolismo”, comenta.

Esse contato proporciona com que a criança tenha outro olhar sobre a alimentação. “O melhor recurso para trabalhar com as crianças é o alimento de verdade! Devemos colocar os alimentos nas brincadeiras com as crianças e precisamos levar as nossas crianças para a cozinha com a gente”, conta.

A nutricionista ainda explica que para ajustar a rotina da criança a um dia a dia mais saudável é importante fazer alguns combinados, como reduzir fast food ou comer uma fruta todos os dias no lanche.

Câncer, diabetes e alergias alimentares

O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, por exemplo, tem contribuído para o aumento do diagnósticos de diversas doenças

Um estudo britânico mostra, por exemplo, que o consumo exagerado desses alimentos aumenta em 2% o risco de desenvolver vários tipos de câncer, além da chance de mortalidade para a doença.

O estudo também aponta a relação entre consumo desse tipo de alimento ​​e a incidência da doença. Câncer gastrointestinal, pulmão, rim, útero, ovário e próstata são um dos mais evidentes.

Além do câncer, as outras comorbidades são: doenças inflamatórias intestinais, diabetes, hipertensão, depressão, síndrome metabólica e obesidade.

Para prevenir, segundo a nutricionista, é importante aumentar o consumo de fibras alimentares ao longo do dia. Elas são encontradas nas frutas, verduras, legumes, cereais integrais e na biomassa de banana verde.

“Essas fibras acabam alimentando as bactérias benéficas do nosso microbioma intestinal, trazendo equilíbrio e diversidade para esse microbioma”, revela.

Outro fator que pode acarretar doenças são as alergias alimentares. As restrições, na maioria das vezes, envolvem glúten, proteína do leite, soja, amendoim e frutos do mar. Com isso, esse grupo tende a sofrer mais inflamações intestinais.

“Devemos ficar alertas para os sinais que o corpo nos dá. Perceber se estamos com uma boa funcionalidade é importante”, explica.

Padrão ouro

De acordo com a nutricionista, a alimentação é a parte mais importante para garantir uma vida saudável, pois, através dela, é possível obter todos os nutrientes necessários para otimizar as funções metabólicas.

“Quando passamos a ter uma alimentação mais industrializada dificultamos o funcionamento do corpo com o excesso de aditivos alimentares desse tipo de produto. Os alimentos naturais fornecem nutrientes antioxidante e anti-inflamatórios naturais, e isso combate ou impede que doenças se instalem no organismo”, revela.

Segundo Sara, o padrão de ouro das dietas alimentares é a mediterrânea. Ela é composta por alimentos frescos e naturais, como frutas, verduras e legumes. Frutos do mar, frango e ovos também estão presentes na rotina.

“O consumo diário de alimentos naturais faz toda diferença em nosso modo de viver e de envelhecer. Pessoas que adotam essa rotina têm maior qualidade de vida. Um dos itens que compõem a pirâmide da dieta é preparar as próprias refeições diariamente, pois nos preocupamos com a qualidade do que ingerimos e percebemos o que consumimos diariamente”, explica Sara.

Os alimentos ultraprocessados costumam ser compostos por muitos produtos químicos que prejudicam a saúde, como aditivos alimentares, corantes, adoçantes, estabilizantes e conservantes.

Espaço diferenciado

No espaço, criado pela nutricionista, há cursos temáticos, de como preparar pães e bolos, saladas, sobremesas, culinária árabe. “A gente evita usar alimentos industrializados ou processados. Tudo o que nós preparamos é o que a natureza nos oferece, que deveria ser o nosso foco principal quando pensamos em nos alimentar”, diz.

A equipe da clínica conta com nutricionistas e médicos, que vão desde a fase da concepção até o envelhecimento, atuando nas áreas da nutrição especializada para gestantes, crianças e adolescentes, adultos em diversas necessidades, atletas e idosos. No local, também há um médico integrativo e endocrinologista e especialistas na saúde da mulher.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.