Pousada em SC: três hospedagens com temáticas e estruturas diferentes para você conhecer

Quando decidimos viajar e optamos por determinado destino turístico, estamos em busca de conhecer bonitas paisagens naturais, a história daquele lugar, o jeito de viver da sua gente, a sua gastronomia típica. Mas Além de todos esses fatores, a hora de escolher a pousada em SC para curtir os dias de descanso também é importante.

Ao redor do mundo e em diferentes cidades do Brasil, o ramo de hotéis temáticos ganha muita forma. Há pousada em SC que sabe bem investir na experiência do turista, seja trabalhando com uma temática ou oferecendo estilo arquitetônico diferente, capaz de proporcionar inúmeras vivências e sensações.

Recanto La Ballena, em Garopaba

Garopaba fica na região da Grande Florianópolis, a cerca de 80 quilômetros da Capital 

Vila do Chaves no Recanto La Ballena - Fabricio Photos e Kenia Miranda/Divulgação
1
4

Vila do Chaves no Recanto La Ballena – Fabricio Photos e Kenia Miranda/Divulgação

Área social com churrasqueira no Recanto La Ballena - Fabricio Photos e Kenia Miranda/Divulgação
2
4

Área social com churrasqueira no Recanto La Ballena – Fabricio Photos e Kenia Miranda/Divulgação

Um dos quartos no Recanto La Ballena - Fabricio Photos e Kenia Miranda/Divulgação
3
4

Um dos quartos no Recanto La Ballena – Fabricio Photos e Kenia Miranda/Divulgação

Thiago Nascimento Oliveira, proprietário Recanto La Ballena, na frente da porta da casa do sr. Madruga - Fabricio Photos e Kenia Miranda/Divulgação
4
4

Thiago Nascimento Oliveira, proprietário Recanto La Ballena, na frente da porta da casa do sr. Madruga – Fabricio Photos e Kenia Miranda/Divulgação

A área mais famosa e especial desta hospedagem familiar na cidade de Garopaba não está em suas acomodações. É na Vila, que deu vida a uma antiga garagem, que se encontra o grande diferencial desta pousada em SC: a reprodução da Vila do Chaves. Isso, isso, isso mesmo: o seriado mexicano.

A vila foi construída toda artesanalmente e com itens recicláveis. O ambiente da série foi reproduzido fielmente pelo proprietário, um apaixonado pela história e pelos personagens.

O estilo do piso, as cores das paredes, o barril do Chaves, a vassoura da Bruxa do 71, o triciclo do Quico, está tudo lá. As casas da vila são cinematográficas e as portas dos números 23, 14 (da Dona Florinda) e 71 (da Dona Clotilde – a Bruxa do 71) não abrem. Há, entretanto, uma exceção: a casa 72, do sr. Madruga.

Esta porta não apenas abre como também o espaço da sala é reproduzido e mobiliado, com direito às luvas de box do Madruguinha, utensílios domésticos, televisão antiga e retrato da Chiquinha sobre a mesa.

Este cômodo da Vila do Chaves dá acesso a um outro atrativo da pousada em SC: o Mini Museu do Brinquedo, com um acervo de cerca de 900 peças, a maioria dos anos de 1980 e 1990.

A pousada Recanto La Ballena existe desde 2019 e já trabalhava com a temática mexicana, por meio de cores fortes e alegres e artesanatos decorativos, como as famosas caveiras mexicanas.

A Vila do Chaves ficou pronta em 2021 e completou a paixão mexicana estampada em vários cantos da hospedagem. A atração fez tanto sucesso que a pousada em SC foi notícia nacionalmente.

A Vila do Chaves não é aberta à visitação, independentemente de ser do estabelecimento. O acesso custa R$ 40 por pessoa e R$ 20 para crianças entre cinco e dez anos. A visitação precisa ser agendada previamente e o tempo máximo de permanência na vila é de 30 minutos.

Neste período, é possível interagir com os elementos da decoração, tirar fotos no barril com o chapéu do Chaves, com a vassoura da Bruxa do 71 e também dentro da casa do sr. Madruga. Tem gente que vai, inclusive, fantasiado com a roupa de algum dos personagens para aproveitar o cenário para fotos.

Quem se hospeda no Recanto La Ballena tem acesso livre e gratuito à vila. Imagine poder curtir esse cenário a qualquer momento? A pedido dos clientes, um dos quartos da hospedaria deve ganhar artigos decorativos da casa do sr. Madruga ainda neste ano.

A hospedagem familiar dispõe de três quartos, dois deles para até quatro pessoas e um para casal. Todos eles contam com cozinha equipada para o preparo de alimentação.

Visitar a vila é nostalgia pura para quem acompanhou o seriado pela televisão. Que tal então entrar e tomar uma xícara de café? Não será incômodo algum!

Endereço: Estrada Geral da Gamboa, s/n – Garopaba.

Corvo Branco Estalagem, em Urubici

Urubici fica na Serra Catarinense, a 180 quilômetros de distância de Florianópolis 

Chalé Corvo Branco Estalagem - Cassius Giorgio/ND
1
3

Chalé Corvo Branco Estalagem – Cassius Giorgio/ND

Chalé Alemanha no Corvo Branco Estalagem - Cassius Giorgio/Divulgação
2
3

Chalé Alemanha no Corvo Branco Estalagem – Cassius Giorgio/Divulgação

Chalé China no Corvo Branco Estalagem - João Guilger/Divulgação
3
3

Chalé China no Corvo Branco Estalagem – João Guilger/Divulgação

Se em Garopaba, você pode “visitar” o México, na pousada Corvo Branco Estalagem, em Urubici, sua viagem pode ser a vários países da Europa, da América e até da Ásia.

Instalada a 12 quilômetros do Centro de Urubici e a 25 da famosa Serra do Corvo Branco, a propriedade de 40 hectares dispõe de 11 chalés, cada um com arquitetura e decoração que remete a um país diferente.

Você já foi à Itália? Caso ainda não tenha ido ou queira rememorar a experiência, pode se hospedar no chalé italiano dessa pousada em SC. A casa é revestida de pedra na parte externa, inspirada na região da Toscana.

O telhado e as janelas verdes homenageiam a bandeira italiana e seu interior traz vários elementos de referência. Nas paredes, há grandes fotos emolduradas de símbolos do país, como o Coliseu, a Torre de Pisa e as gôndolas de Veneza. O ambiente também é aquecido por uma lareira vinda de lá.

Se geograficamente a Itália fica há quase 1.400 quilômetros de distância da Alemanha, nessa pousada em SC, o caminho é encurtado para 50 metros. São poucos passos até chegar ao chalé construído em estilo enxaimel, com ripas de madeira posicionadas em diferentes direções.

O sobrado, em sua parte superior, é feito de madeira, que garante aconchego ao ambiente. Já a parte debaixo é construída em tijolos maciços do ano de 1903, oriundos de um centro de saúde demolido.

O chalé Holanda, por sua vez, é quase uma casa de bonecas. Construído todo em madeira e pintado de verde com janelas vermelhas e beiral adornado em branco, faz referências à arquitetura holandesa. Por dentro, as paredes são todas brancas com almofadas em estampa floral. Um vaso com tulipas e outros itens decorativos foram trazidos diretamente do país das flores para a pousada.

Se você quiser, é possível viajar ainda mais longe e chegar à China. Dentro da Corvo Branco Estalagem, ela fica pertinho da Europa. A arquitetura do chalé chinês é sem dúvidas o que mais chama atenção. A casa é a mais larga em comprimento de todas, seguindo uma característica da arquitetura chinesa, que é dar maior ênfase na largura em relação à altura das edificações.

O telhado é igualmente horizontal e grande e suas pontas flutuam sobre as bases da casa, como em palácios e templos do país asiático. As paredes são brancas e as colunas, beirais, janelas e porta pintadas de vermelho. Na porta de entrada, há um dragão desenhado em dourado. Símbolo comum de riqueza espiritual e material na China.

Além desses, você também encontra nessa pousada em SC o chalé Estados Unidos, Escócia, França, Letônia, Noruega, Rússia e Canadá. Todos eles contam com hidromassagem com cromoterapia, lareira, ducha a gás, isolamento térmico e acústico, frigobar e amenites. O café da manhã está incluso na diária.

Isso tudo sem falar de outro grande atrativo: a vista das montanhas de Urubici. Dentro da propriedade é possível também fazer uma trilha para acessar uma pequena cascata. O clima de montanha, acima dos 1.000 metros de altitude, por sua vez, contribui muito para a sensação de estar em um país europeu.

Endereço: Estrada Geral Santa Teresa S/N – Área Rural

Benta Rosa Chalés, em Urubici

Urubici fica na Serra Catarinense, a 180 quilômetros de distância de Florianópolis 

Chalé iglu na Benta Rosa Chalés, em Urubici - Benta Rosa Urubici/Divulgação (6)
1
3

Chalé iglu na Benta Rosa Chalés, em Urubici – Benta Rosa Urubici/Divulgação (6)

Parte interna do chalé - Benta Rosa Urubici/Divulgação (11)
2
3

Parte interna do chalé – Benta Rosa Urubici/Divulgação (11)

Vista de cima do chalé iglu na Benta Rosa Chalés, em Urubici - Benta Rosa Urubici/Divulgação
3
3

Vista de cima do chalé iglu na Benta Rosa Chalés, em Urubici – Benta Rosa Urubici/Divulgação

Se a pousada anterior buscou inspirações arquitetônicas em diferentes países europeus, a Benta Rosa Chalés teve a Finlândia como referência para elaborar seu chalé iglu. Construído com domo de vidro no teto e instalado próximo a um penhasco, é uma hospedagem inédita no Brasil.

A propriedade onde está instalado o chalé fica no Morro da Igreja, um dos principais pontos turísticos de Urubici. A uma altura de 1450 metros de altitude, a paisagem ao redor é formada por araucárias, árvores frutíferas e os morros e montanhas da cidade serrana. Bem à frente do chalé não é raro se formar um chão de nuvens, possibilitando que você fique de cara com elas literalmente.

A beleza natural da região serrana fez com que essa pousada em SC apostasse na estrutura de vidro, como forma de integração entre o hóspede e a natureza. Imagine dormir em um local onde se pode avistar um céu repleto de estrelas, bem acima de você, e seja possível apreciá-lo deitado em uma cama confortável e quente. Acontece neste chalé!

Aí então você pode pensar: mas e a privacidade? Essa pousada em SC conta com apenas dois chalés na propriedade, localizados distantes um do outro. O Iglu ainda tem um deck suspenso com vista para as montanhas, onde fica uma rede também suspensa. Ele conta com aquecimento a gás, cozinha completa para o preparo das refeições, amenite, enxoval e internet de fibra óptica.

Endereço: Estrada Geral de Santa Terezinha, Parque das Araucárias, Lote 41 – Morro da Igreja

Adicionar aos favoritos o Link permanente.