Joinville utiliza câmera e robô para vistorias em rede de drenagem

O município de Joinville, no Norte de Santa Catarina, agora conta com novos equipamentos para a realização de vistorias na rede de drenagem da cidade. O sistema utiliza cabos ou robôs móveis com câmeras acopladas para facilitar os trabalhos.

Equipamentos são utilizados na identificação de problemas que podem afetar funcionamento da rede – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Os equipamentos, que podem funcionar de maneira autônoma ou conduzidos por profissionais, percorrem galerias e tubulações para captar imagens e mostrar problemas como ligações irregulares, tubulações danificadas, problemas construtivos e outros fatores que podem prejudicar as redes.

De acordo com a prefeitura de Joinville, em galerias de maior porte, podem ser utilizadas câmeras de tração manual com cabo de dados de 120 metros de extensão. O equipamento é posicionado no início da tubulação e gera imagens com zoom de alta qualidade a uma distância de até 70 metros.

Em estruturas menores, a opção utilizada é o robô que se desloca de forma autônoma pelo interior das tubulações. Ele possui câmera, iluminação e sonda de localização que permite determinar a profundidade e posição aproximada do equipamento.

Um relatório é gerado após a captação dos dados pelas imagens. Este diagnóstico é analisado pela equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura Urbana para determinar as estratégias e ações a serem executadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.