Jaraguá do Sul oferece bolsas desportivas e culturais para a população


Atletas, paratletas, técnicos, professores e artistas jaraguaenses podem ser beneficiados com os editais da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), finalizou mais um processo de inscrição e seleção para concessão de Bolsa Desportiva Municipal. Todo o processo é feito pela plataforma digital da Secel, onde é possível preencher os formulários e anexar os documentos solicitados. As bolsas são destinadas para técnicos, atletas e paratletas.
No último edital, por exemplo, foram abertas 418 vagas para atletas e paratletas, divididas em 13 categorias. O valor do investimento neste caso é de R$ 1,6 milhão para o ano de 2023. O incentivo é destinado aos atletas que conquistam até o quarto lugar nas competições oficiais do Estado (Olesc, Joguinhos Abertos, Jogos Abertos), em competições das federações e também nas competições nacionais, no ano anterior ao pleito.
Nos últimos anos, o município evoluiu em relação à tradicional “Bolsa Atleta”, seja no aumento substancial dos valores investidos, seja na divisão das categorias ou nos critérios de avaliação. Além disso, de acordo com informações da administração municipal, mais do que dobrou o número de bolsas ofertadas, pois estão sendo contemplados os atletas que alcançaram até o quarto lugar nas competições que participaram.
Mais incentivo
O incentivo é importante para que os atletas continuem com seus treinamentos, iniciativa que já se reflete pelo crescente número de títulos, medalhas e convocações dos atletas para as seleções Catarinense e Brasileira, segundo a secretaria.
Conforme explícito na lei Nº 9.239/2022, que dispõe Sobre o Programa Bolsa Desportiva Municipal, o objetivo do programa é valorizar e apoiar atletas e paratletas participantes do desporto educacional e de alto rendimento. Além de incentivar jovens valores, desenvolver a prática do esporte como meio de promoção social, mediante a concessão de bolsas remuneradas e incentivos técnicos e materiais e fomentar o desporto de base e o paradesporto em parceria com Associações e Secretarias Municipais, atendendo às modalidades esportivas da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul.
Técnicos também são contemplados
O Programa Bolsa Desportiva Municipal também seleciona técnicos para as modalidades esportivas ligadas à Secel. A seleção leva em conta a série histórica de resultados em eventos oficiais de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional, reconhecidas ou vinculadas ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Comitê Olímpico Internacional (COI) ou ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A bolsa varia de 12 a 24 Unidades Padrão Municipal (UPM’s), conforme a categoria de inscrição. O valor é repassado mensalmente em até 12 parcelas, a partir da data da assinatura do Contrato de Adesão, podendo ser renovado pelo prazo máximo de dois anos.
Cultura em pauta
Já o Programa Bolsa Cultural abriu 860 vagas no município. Atualmente, o programa atende gratuitamente quase dois mil alunos nas modalidades de dança, teatro, música, artes visuais, violão, violino, ukulele, flauta, musicalização, teatro, canto coral, técnica vocal, dança criativa, danças urbanas, ritmos, zumba fitness, artes visuais, ballet infantil e jazz infantil, além de percussão.
O processo de inscrições foi finalizado, mas novas datas são disponibilizadas no site da Prefeitura. Este ano, o Bolsa Cultural recebeu o reforço de professor de artes visuais.
Fique por dentro dos programas de incentivo da Prefeitura de Jaraguá do Sul através do site www.jaraguadosul.sc.gov.br.
Leia também
Com mais de 60 itens de lazer, empreendimento catarinense alto padrão dá destaque à infraestrutura bioeficiente
Como diversificar e aumentar o valor nutricional do arroz nas refeições?
Como escolher a torneira ideal para o seu banheiro: dicas para garantir praticidade, estilo e economia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.