Governo traça perfil ideal para integrantes da CPMI; veja quais os nomes indicados

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) traçou o perfil ideal que espera dos aliados integrantes da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos atos ocorridos em 8 de janeiro.

O governo Lula aposta na diversidade na composição e quer dar preferência a congressistas com maior visibilidade midiática, posicionamentos combativos e experiência no Legislativo. Outra estratégia do governo é incluir políticos evangélicos que defendam pautas mais progressistas. As informações são do site Poder 360.

Parlamentares no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília – Foto: Marcos Oliveira /Agência Senado1

Líderes de partidos começaram a definir integrantes da CPMI. Os maiores blocos da Câmara e do Senado tentam acordo para a presidência e relatoria. O principal cotado para a presidência é o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA). A comissão deve ser instalada na próxima semana.

Serão 16 deputados e 16 senadores titulares com igual número de suplentes. Seguindo a linha do governo, o PDT indicou a deputada Duda Salabert (PDT-MG), uma das duas representantes transexuais do Congresso. No perfil cotado pelo Executivo, está o deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ).

Pedido de criação da CPMI

O pedido de criação da CPMI foi lido, na última quarta-feira (26), em sessão do Congresso Nacional. As siglas devem fechar as indicações até a semana que vem.

A federação, que é formada por PT, PC do B e PV, deve indicar Jandira Feghali (PC do B-RJ) e Lindbergh Farias (PT-RJ). O deputado Rogério Correia (PT-MG) colocou seu nome à disposição.

A oposição no Senado vai apostar em nome de grande popularidade nas redes sociais. O partido Republicanos indicou Damares Alves (DF) para ser titular e Cleitinho (MG) como suplente.

Já o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL, deve ter duas vagas para suplentes e cogita indicar os senadores Flávio Bolsonaro (RJ), Jorge Seif (SC), Rogério Marinho (RN) e Magno Malta (ES).

Núcleo da CPI da Covid

O núcleo da CPI da Covid também deve fazer parte da nova comissão de investigação. Os integrantes da base do governo, os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM)

O bloco do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve ter cinco integrantes, mas ainda não houve definição sobre todos os nomes. Além de Arthur Maia e Duda Salabert, do grupo, a indicação do deputado Duarte (PSB-MA) já foi definida.

O segundo maior bloco da Casa, que inclui os partidos MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSD, deve ter direito a quatro vagas. Paulo Magalhães (PSD-BA) e Rodrigo Gambale (Podemos-SP) serão indicados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.