Comunidade celebra a paz e o desarmamento nas escolas com música e arte

A comunidade escolar do Colégio de Aplicação (CA) e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reuniu-se nesta sexta-feira, 28 de abril, para celebrar o Dia Mundial da Educação e o Dia pela Paz e pelo Desarmamento nas Escolas, organizado pela UFSC, pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e pelo Instituto Federal Catarinense (IFC).

Estavam presentes estudantes do CA e NDI, além de autoridades da UFSC e do IFC: o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes; a vice-reitora da UFSC, Joana Célia Dos Passos; a pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro; a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), Leslie Sedrez Chaves; a diretora da Proafe Marilise Sayão; o diretor do Centro de Ciências da Educação, Hamilton De Godoy Wielewicki; a diretora do Colégio de Aplicação, Carla Cristiane Loureiro; e a coordenadora Pedagógica do NDI, Jucilaine Zucco. 

O coordenador de Educação Básica, George França, abriu o evento, destacando que a motivação da reunião – a violência nas escolas – demanda um movimento de resposta. “Diante dos acontecimentos e ameaças recentes que envolveram instituições de ensino, em especial de educação básica, queremos hoje, nesta data, afirmar o compromisso do CA, do NDI e da UFSC pela paz, contra a violência e pelo desarmamento nas escolas. Entendemos que isso se faz com educação, com cultura e com arte”, salientou.

A diretora do CA, Carla Loureiro, reforçou às crianças que a escola é um lugar de alegria. “A escola é esse lugar de alegria, de trocas, de conhecer pessoas. Hoje aqui vai ter música, e vamos ouvir pessoas que têm uma mensagem importante para vocês!”

O reitor da UFSC destacou a importância do dia, para reverenciar a Educação. “A escola pública, a educação pública, é por isso que estamos aqui. Somos a maioria do mundo, nós que defendemos as escolas. Então é importante que todos participem dessa defesa, desde as idades iniciais. Que cuidem, que respeitem”, disse Irineu Manoel de Souza.

A vice-reitora da UFSC salientou que “o dia é de marcar a cultura da paz, com música, com arte e com poesia, isso é o melhor que temos a fazer na escola. A escola é lugar de ensinar e aprender sem medo, de conviver com respeito, com liberdade de nos conhecer e nos organizar. Vamos ficar juntos e nos abraçar, pela importância de fazer a escola acontecer sem violência”, frisou.

Apresentações musicais com samba, chorinho, rock e MPB

Sônia Regina de Souza Fernandes, reitora IFC, emocionou-se com a expressão artística do Dia pela Paz e pelo Desarmamento nas Escolas. “O momento emociona. É difícil imaginar que a gente tenha que fazer atos ainda na contemporaneidade em nome da paz. As instituições federais estão em conjunto, de mãos dadas, unidas, por um mundo melhor”.

A primeira apresentação musical foi a da Orquestra de Câmara da UFSC. O grupo apresentou “Samba do Avião”, de Tom Jobim; o chorinho “Gaúcho Corta Jaca”; a canção “Isn’t She Lovely”, de Stevie Wonder; e “Barra do Ribeiro”. A maestrina da Orquestra, Miriam Moritz, celebrou a oportunidade. “É um dia em que a gente precisa trazer as crianças e jovens para perto da arte. Vamos substituir armas por instrumentos – por meio da arte a gente conquista o prazer de tocar, a sociabilização, o respeito, escutar o outro… se aprende muito através da arte. Que a gente consiga mobilizar isso no mundo inteiro”. 

O evento foi encerrado com a apresentação do Projeto Sonoras, formado por estudantes e pelos professores Luciano Py, Maria Cristiane Deltregia Reys e Renata de Oliveira. Os alunos apresentaram a música “Clube da Esquina nº2”, de Milton Nascimento e Lô Borges; “A Paz”, de Gilberto Gil e João Donato; “Que país é Esse?”, da Legião Urbana e “Comfortably Numb”, do Pink Floyd.

Texto Mayra Cajueiro Warren / Jornalista da Agecom / UFSC
Fotos Letícia Schlemper / Estagiária da Agecom / UFSC

 






Adicionar aos favoritos o Link permanente.