Tiktoker entrega capivara ‘Filó’ ao Ibama: ‘verdadeiro habitat natural é o meu coração’

Conhecido por registrar o dia a dia da sua amizade com uma capivara, o tiktoker Agenor Tupinambá teve que se despedir de ‘Filó’ após nova determinação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O jovem de 23 anos falou sobre o assunto nesta quinta-feira (27) nas suas redes sociais.

Com direito a soneca na cama e banho relaxante, amizade entre jovem e capivara viralizou na web – Foto: Divulgação/Redes Sociais/Reprodução/ND

“Eu também sei que aconteceram equívocos, e garanto que os erros que cometi foram inconscientes, sem má índole e nem qualquer tentativa de exploração. Absolutamente nenhum vídeo com ela me trouxe qualquer resultado financeiro”, disse o jovem.

A capivara foi transportada em um avião de Autazes, a 113 km da capital do Amazonas, até o aeroclube de Manaus, onde agentes do Ibama aguardavam no local. “Filó” foi conduzida até um Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) e será reintegrada à natureza.

O jovem foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Ele explicou ainda que o Ibama deu a possibilidade para que a Filó ficasse próxima dele, desde que encontrasse um bando de capivaras para integração.

“Porém, aqui sabemos da dificuldade de encontrar um bando e dos riscos que ela poderia correr”, explicou o estudante de agronomia. O jovem vive em uma fazenda em Autazes, no interior do Amazonas. Além de Filó, Agenor também cuida de um porquinho, papagaio, vacas, cabras e até búfalos

“E finalmente a você, Filó. Eu te amo e fui extremamente feliz ao seu lado, e continuarei com você aonde quer que você esteja”, completou o jovem.

Relembre o caso

Agenor Tupinambá recebeu uma notificação do Ibama do Amazonas nesta terça-feira (18) por maus-tratos e retirada de animal selvagem do habitat natural. Ele também foi multado em mais de R$ 17 mil.

Segundo o jovem estudante de agronomia, a capivara foi um presente dado pelo seu primo. A única forma de criar legalmente um animal silvestre, como a capivara, é adquirindo por meio de um estabelecimento comercial ou criadouro legalizado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.