A peculiar prática de uma delegação de venezuelanos em São José e Florianópolis

Quem passou pela Beira-Mar de São José, neste domingo (19), pode ter se surpreendido com um grupo de atletas praticando uma modalidade para lá de peculiar: o kickinbol.

Equipe treinou na Beira-Mar de São José - Diogo de Souza/ND

1 3

Equipe treinou na Beira-Mar de São José – Diogo de Souza/ND

Equipe de kickinbol de Florianópolis; delegação representada por venezuelanos - Diogo de Souza/ND

2 3

Equipe de kickinbol de Florianópolis; delegação representada por venezuelanos – Diogo de Souza/ND

Técnico Victor Rojas [de costas] comanda a equipe - Diogo de Souza/ND

3 3

Técnico Victor Rojas [de costas] comanda a equipe – Diogo de Souza/ND

A reportagem da Coluna Bom Dia conversou com o representante da comissão técnica. Victor Rojas, que é venezuelano, conta que o grupo é chamado de Floripa Kickingball Club e é composto por 24 atletas – todas da Venezuela, que treinam na Grande Florianópolis desde março de 2023.

O grupo pratica, além do espaço à beira do mar, em São José, também no Jardim Atlântico, em Florianópolis.

Nacional da modalidade

O nacional da modalidade foi disputado em São José, no final de outubro, onde a equipe representante da região ficou em 4º lugar. Disputaram ainda uma equipe de Chapecó, que foi a campeã, e outras três de Curitiba (PR).

Segundo o técnico Victor Rojas, o grupo de jogadoras conseguiu o apoio de uma pizzaria para confeccionar a bandeira da equipe e os uniformes. Atualmente, no entanto, o grupo está sem apoio algum e busca patrocínio para os trabalhos já de olho em 2024.

Moradores da região

Moradores do Brasil desde 2019, os venezuelanos estão em Santa Catarina desde 2022. São diferentes famílias, todas oriundas da Venezuela, que moram pelas cidades da região: Florianópolis, São José e Palhoça.

Antes da Grande Florianópolis os venezuelanos moraram em Boa Vista (RO) e Manaus (AM), antes de desembarcarem em Santa Catarina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.