Revitalização da Praça XV de Novembro é tema de workshop na UFSC

“Quando foi feito o aterro, a Praça XV de Novembro ficou distante do mar e perdeu a função de praça central”, afirma Eduardo Costa, professor do programa de pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e diretor geral do LabCHIS (Laboratório de Cidade Humana, Inteligente e Sustentável), sobre a condição atual da Praça XV, no Centro de Florianópolis.

Em busca de mudar este cenário, um workshop realizado na última semana discutiu a revitalização da Praça XV pelo conceito de cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis. A realização é do LabCHIS, e conta com o apoio da FloripAmanhã, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Prefeitura de Florianópolis.

Conforme o professor Costa, que desenvolveu o conceito CHIS (Cidade Humana, Inteligente e Sustentável), o laboratório vem aplicando e aperfeiçoando em diversos bairros de várias cidades brasileiras uma metodologia de workshop intensivo para definição de projetos estruturais para o bairro. Segundo ele, o conceito CHIS foca em medir resultados pela melhoria do bem-estar da população e não apenas pelo uso de tecnologias.

A ideia é que a Praça XV seja, novamente, o centro da cidade – Foto: Leo Munhoz/ND

“A nossa ideia, especificamente neste workshop, é desenvolver projetos que façam com que a Praça XV seja, novamente, o centro da cidade e seja, novamente, conectado ao mar”, explica. Os encontros foram realizados presencialmente na Uniasselvi, no Centro de Florianópolis. São 70 participantes entre acadêmicos, moradores, comerciantes e pessoas interessadas em contribuir com o desenvolvimento do local.

Elas estão divididas em sete grupos voltados para um tema específico como o desenvolvimento econômico e patrimônio histórico, por exemplo. Além disso, foram realizadas visitas de imersão na praça e nos arredores. “É uma metodologia muito consolidada. E a prefeitura está dando muita força para ver o que é possível fazer, em consenso, com todo mundo que está participando. E, ao final, os participantes vão apresentar sete grandes projetos capazes de transformar essa realidade de abandono da praça”, afirma Costa.

Importância da revitalização da Praça XV de Novembro

Participante do workshop e aluna da pós em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento, Francieli Moraes, relata a necessidade de participar do projeto não somente como acadêmica, mas como moradora de Florianópolis.

Praça XV é tema de workshop sobre revitalização – Foto: Leo Munhoz/ND

“Participo como aluna e como cidadã, e também por querer que a cidade se desenvolva. A nossa geração vê muitas oportunidades de crescimento para o comércio, para eventos culturais, esportivos e moradias. É ainda mais importante quando não ficamos somente na ideia, quando realmente podemos aplicar e fazer alguma coisa pela comunidade, e melhor ainda quando a ideia parte da universidade”, relata Francieli.

Segundo o professor Salomão Mattos Sobrinho, da FloripAmanhã, a entidade apoia e entende que o trabalho é muito importante para a comunidade florianopolitana por reunir uma série de pessoas de diversos segmentos em busca de um único objetivo.

“O workshop reúne muitas pessoas visando fazer um grande estudo a respeito da acessibilidade da Praça XV até o mar. Porém, para chegar até o mar, precisa passar pelo aterro e, consequentemente, tem que fazer um estudo de ocupação deste local. Nós entendemos que o aterro é uma área muito nobre e que hoje está pouco aproveitada. Por isso que é super importante o workshop para a viabilizar um projeto integrado para toda essa região”, destaca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.