VÍDEO: Envelope ‘preso’ em caixa eletrônico revela golpe e apreensão de 11 ‘chupa-cabras’ em SC

A Polícia Militar de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, identificou e apreendeu pelo menos 11 chupa-cabras em caixas eletrônicos de agências espalhadas pela cidade nesta segunda-feira (1°). O dispositivo criminoso evita que depósitos sejam efetuados.

A identificação dos dispositivos partiu de uma denúncia por parte de um cliente que tentou efetuar um depósito, mas o envelope acabou preso no caixa eletrônico da agência. Por volta das 11h, o cliente acionou a Polícia Militar.

Denúncia de cliente acaba revelando instalação “em massa” de chupa-cabras em Itajaí – Foto: Reprodução/ND

Nesta agência os policiais encontraram em pelo menos quatro caixas eletrônicos de uma única agência o chamado chupa-cabra. Por prevenção, os policiais realizaram rondas em outras agências bancárias e encontraram o total de 11 chupa-cabras em diversas agências.

O dispositivo criminoso retém o envelope e não deixa o depósito ser concluído, depois o envelope é recolhido pelos criminosos. Na primeira agência foi verificado que este equipamento estava em quatro caixas eletrônicos.


Imagens mostram a instalação de chupa-cabras em diversas agências de Itajaí – Vídeo: Reprodução/ND

De forma preventiva a PM foi em outras agências, na da rua Brusque encontraram mais três, e na rua Estêfano José Vanolli mais um, totalizando oito chupa-cabras apreendidos e recolhidos em Itajaí ao longo do dia.

Policiais flagraram ao menos 11 chupa-cabras em diferentes agências de Itajaí – Vídeo: Reprodução/ND

Na agência de outra instituição financeira, da rua Hercílio Luz, também foram encontrados três dispositivos chupa-cabras. As gerências das instituições financeiras e a Polícia Científica foram acionados.

Indignados, clientes fizeram imagens mostrando como o dispositivo é instalado nos caixas eletrônicos, nos que haviam chupa-cabras, o espaço para colocar envelopes era menor e com borracha.

Indignados, clientes mostram a diferença entre os caixas que têm e os que não têm chupa-cabras – Vídeo: Reprodução/ND

O que diz a Caixa Econômica

Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal informou que tomou conhecimento do conteúdo do vídeo e as devidas providências. O banco reforça que foi feita vistoria na agência em questão onde verificou-se que não há dispositivo suspeito.

A Caixa esclarece que orientações sobre segurança estão disponíveis no portal da segurança. Em caso de dúvidas, os clientes têm à disposição os canais de atendimento ao cliente Caixa, tais como SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma de suas agências.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.