‘Resgatamos pelo som da voz’, diz ex-pescador que ajudou vítimas após barco naufragar em SP

“A gente resgatou o mestre da embarcação pelo som da voz”, conta um ex-pescador Kally Molinero que ajudou vítimas que estavam em um barco que foi atingido por onda e naufragou em Bertioga, litoral de São Paulo. Acidente aconteceu na madrugada deste sábado (8). O barco tinha 12 pessoas a bordo, nove foram resgatadas, duas estão desaparecidos e uma morreu.

Um homem morreu após o naufrágio – Foto: Reprodução/CBMSP/ND

Conforme a Record TV, a embarcação de madeira, conhecida como Lobos do Mar, com três tripulantes e nove turistas, foi atingida por ondas fortes e, após o colapso da estrutura, naufragou próximo ao canal de Bertioga, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Todos os passageiros são da capital paulista e tinham como destino a cidade de Ubatuba.

O ex-pescador Kally Molinero mora há 20 anos na região e ajudou nas buscas próximo à praia da Enseada. Ao descobrirem a tragédia, Kally e o filho se deslocaram até a praia para auxiliar os bombeiros nas buscas. “A gente resgatou o mestre da embarcação pelo som da voz. Ele estava segurando em um botijão de gás e um colchão”, conta.

Após mais de uma hora de buscas, pai e filho ouviram o som de outras vozes e conseguiram localizar mais vítimas, que estavam com hipotermia e cãibra. Em seguida, eles também encontraram o corpo de um homem, de 68 anos.

“Ele estava boiando. O mestre do barco, Anderson, mergulhou na água. Eu joguei o cabo, e ele laçou essa pessoa para a gente não perdê-la. Então, eu puxei o cabo junto com o Anderson”, lembra o ex-pescador.

De acordo com o tenente Lins, do Corpo de Bombeiros, que comanda as buscas, apenas duas vítimas estavam com colete salva-vidas, cujo uso é considerado obrigatório pela Marinha do Brasil.

À corporação, sobreviventes disseram que a cabine da embarcação desmoronou, além de terem ouvido um barulho muito forte. “A gente não sabe se é do próprio barco que começou a quebrar ou se eles bateram contra algum rochedo”, afirma o tenente.

No total, 15 bombeiros estão empenhados nas buscas em um jet ski, um bote de salvamento, lanchas, além do apoio do helicóptero Águia, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar. Dos sobreviventes, oito foram encaminhados ao pronto-socorro de Bertioga, e a nona vítima foi liberada no local.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.