5 catarinenses de destaque no cenário nacional

Imagem: Reprodução internet

Santa Catarina está entre os Estados mais seguros do Brasil, com maior desenvolvimento e qualidade de vida. Além disso, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau e Florianópolis aparecem no ranking de melhores cidades do Brasil, segundo a agência Austin Rating. Somando-se a isso, fizemos uma lista com algumas personalidades que merecem destaque no Brasil e que nasceram nesse Estado tão fascinante: 

Rodrigo Hilbert

Imagem: reprodução internet

Nascido em Orleans, cidade conhecida como a “Capital da Cultura”, Rodrigo Hilbert é um dos queridinhos do Brasil. Ator, modelo e apresentador, cativou o público por sua simpatia e por aparentemente saber fazer um pouco de tudo: sabe cozinhar, é ferreiro, escritor, excelente ciclista e sabe construir casas. 

Tanto que recebeu o título de “o homem mais perfeito do Brasil”. Aos 42 anos de idade, o orleanense começou a carreira como modelo, depois se tornou ator, trabalhando em novelas, filmes e séries. 

Desde 2021 apresenta o Bem Juntinhos, programa da GNT onde ele recebe convidados e fala sobre relacionamentos, receitinhas e dá dicas domésticas ao lado de sua esposa, a também apresentadora Fernanda Lima. O sucesso de Hilbert é inquestionável, tanto que em 2022 ele venceu o prêmio iBest de Influenciador Santa Catarina.

Bruno “Nollan” de Oliveira 

Imagem: Reprodução internet

Nollan, como Bruno de Oliveira é conhecido, se tornou um nome de destaque no CS:GO nos últimos anos. Para quem não sabe, CS:GO é a sigla para o game Counter-Strike: Global Offensive, um eSport que ganhou grande popularidade entre jogadores online e vem ampliando o mercado de games de uma maneira geral. 

Para que se tenha ideia, casas de apostas como a Midnite inclusive estão sendo cada vez mais procuradas devido ao grande número de campeonatos nacionais e internacionais do game. E jogadores como Nollan fazem parte diretamente disso, já que ajudam a difundir o eSport entre os brasileiros. Por isso seu nome figura em nossa lista.

Aos 27 anos, esse catarinense nascido em São Francisco do Sul já disputou diversos campeonatos, conquistando títulos importantes e se tornando um dos nomes mais promissores do eSport. E para isso, ele divide sua rotina entre os treinos de CS:GO em sua equipe e os estudos de Engenharia Mecatrônica na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Vera Fischer

Imagem: Reprodução internet

Vera é provavelmente o nome mais conhecido de nossa lista. Nascida Vera Lúcia Berndt Fischer em Blumenau, ela começou sua carreira após vencer o concurso de Miss Blumenau aos 17 anos. Em 1969 ela se tornou a primeira miss Brasil catarinense. Daí para a carreira nas telas foi um pulo. Primeiro no cinema, depois na TV.

Sua estreia nos cinemas veio no filme Sinal Vermelho – as Fêmeas (1972), dirigido por Fauzi Mansur. A estreia nas novelas aconteceu em 1977 em Espelho Mágico, produção da Rede Globo. A atriz participou de muitas produções icônicas na TV como Mandala, Laços de Família, Perigosas Peruas e a minissérie Desejo – no papel de Anna de Assis, viúva do escritor Euclides da Cunha. 

Premiada com vários Troféus Imprensa de Melhor atriz, Vera continua trabalhando muito. Em 2022 estreou a peça Quando Eu For Mãe Quero Ser Desse Jeito, sob a direção de Tadeu Aguiar. Muito mais do que uma bela e inteligente mulher, Vera é uma das atrizes de maior destaque no Brasil.

Gustavo “Guga” Kuerten

Imagem: Reprodução internet

Outro nome esportivo em nossa lista é o tenista Gustavo Kuerten. Carinhosamente conhecido como Guga, o atleta que nasceu em Florianópolis começou a jogar tênis aos 6 anos de idade. Após vencer vários títulos regionais e juvenis, Guga passou aos jogos profissionais em 1995. Dois anos depois, ele ganhava seu primeiro Roland Garros, torneio realizado na França e considerado um dos mais importantes eventos do tênis.

Sua vitória foi uma surpresa para todos, já que à época, ele era desconhecido dopúblico. Mas a parti de então vieram títulos no ATP Tour de Palma de Mallorca, Master Series de Monte Carlo e outros. O bicampeonato do Roland Garros veio em 2000, quando ele alcançou também o topo da lista de melhores tenistas do mundo. 

Ao todo foram 28 títulos. Atualmente, o catarinense de 47 anos está aposentado, mas segue trabalhando com o esporte. Realizando um sonho antigo, ele abriu a Escola Guga, destinada a crianças e adultos.

Eli Heil

Imagem: Reprodução internet

Artista plástica, pintora, ceramista, tapeceira, poetisa e escultora. Eli Heil foi e continua sendo um dos maiores nomes nas artes no Brasil. Nascida em Palhoça em 1929, Eli começou sua carreira como professora de educação física. Enquanto trabalhava, tinha o desenho como hobby.

Até que na década seguinte ela começou a expor suas pinturas, sendo a primeira em 1963 em Florianópolis. Mais exposições vieram e ela se interessou por outros tipos de arte, estudando por conta própria e juntando objetos e materiais diversos. Criou seu estilo ao unir materiais como cerâmica, argamassa e até mesmo plástico. 

Eli Heil expôs suas obras em vários locais do Brasil e do mundo e também publicou o livro de poesias “Vomitando Sentimentos” em 2000. A artista catarinense faleceu em 2017, mas suas obras continuam vivas no Museu O Mundo Ovo de Eli Heil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.