‘Histórico’: conheça Murilo Ferraz, o único competidor a receber três notas 10 no Canta+

Natural de São Paulo e morador de Florianópolis, o penúltimo semifinalista desta segunda temporada do Canta+, Murilo Ferraz, brilhou de maneiras inéditas no palco da última eliminatória. O episódio foi ao ar no sábado (8), na NDTV. O artista contou ao ND+ um pouco de sua trajetória, desafios e bastidores da sua estreia no reality show.

Murilo Ferraz interpretou “Somebody to Love” da banda inglesa Queen – Foto: José Somensi/Divulgação/NDTV

O jovem de 27 anos é natural de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, onde deu os primeiros passos do que seria sua jornada no mundo da música.

Murilo conta que seu contato com a música veio inicialmente a partir da família. “Por mais que meus pais não são músicos, sempre gostaram muito de ouvir música em casa, dos mais variados gêneros e estilos, principalmente samba”, conta.

O verdadeiro primeiro contato com a música, no entanto, foi dentro da igreja, onde o artista começou a cantar no coral infantil. “Na época eu me identifiquei muito com aquilo”, afirmou Ferraz.

“Descobri meu gosto pela música e principalmente pelo canto nessa época. Hoje, entendendo um pouco mais sobre música, lembro-me de que naquela época já cantava, fazendo segunda voz. Logo mais ganhei destaque, cantando solos nas missas e salmos”.

Ferraz ainda brinca que o altar da igreja foi o seu primeiro palco “Tenho boas lembranças dessa época. Eu me considero um pouco autodidata, aprendi a tocar alguns instrumentos sozinho, como o próprio violão. Só depois fui compreender um pouco mais sobre harmonia, dedilhados e afins”, explica.

“Logo mais, na adolescência, pude me aventurar como músico da noite”, conta. “Criei um grupo de pagode junto com o meu irmão e alguns colegas e fazíamos nossos ensaios aos finais de semana. Em pouco tempo, começamos a tocar em bares e baladas da cidade”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Murilo Alves Ferraz (@muriloalvesferraz)

No grupo, Ferraz tocava violão e cantava. “Fiquei no grupo dos 13 aos 17 anos. Com a grande demanda de shows, ficou difícil conciliar isso com os estudos e compromissos com a igreja. Optei por sair do projeto, mas é bacana ver o grupo Caso a Parte ativo até hoje na minha cidade natal”.

Não muito distante dessa época, Ferraz se mudou para Maringá, no interior do Paraná. “Fui por motivos de estudo, mas não consegui ficar muito tempo distante da música. Tive a oportunidade de conhecer o maestro de uma orquestra local da cidade em um karaokê, e no dia seguinte recebi o convite para atuar como solista em um concerto”, relatou Ferraz.

Segundo o cantor, foi uma experiência incrível. “Eu estava imerso, até então, no universo do samba e do pagode, então me aventurei pelo pop/rock internacional e aprendi um pouco de canto erudito. Nessa época iniciei meus estudos em música, me formando e me especializando em canto”.

O jovem conta que trabalhou durante muitos anos como monitor de coral, solista da orquestra e solista de um grande grupo de casamentos em Maringá.

Em 2016 ele começou a atuar como professor durante a semana e cantor aos finais de semana. “Esse trabalho integrado, entre docência e performance, é possível e super prazeroso”.

Chegando no Canta+

A oportunidade de se mudar para Florianópolis veio em outubro de 2022. “Desde então não estou atuando nem como professor, nem como cantor, mas pretendo voltar a atuar com o que amo, que é a música. E vi essa oportunidade participando do Canta+”.

Murilo Ferraz cantou Queen e fez a plateia e o jurados enlouquecerem com sua poderosa voz – Foto: José Somensi/Divulgação/NDTV

O jovem cantor contou que, inicialmente, ao mandar seu vídeo, não imaginou que estaria no palco. “Foi mais uma sensação de matar as saudades de poder fazer o que amo, então foi super gratificante”.

Murilo escolheu a canção Somebody to Love porque sempre gostou de cantar Queen. “É a minha favorita do Freddie Mercury desde pequeno, pela minha afinidade que a música tem para mostrar a minha voz” explicou.

Quando as notas subiram, Ferraz ficou imensamente surpreso. “Se já foi bom estar ali, ser o único 10 da história do programa foi melhor ainda. Estou super ansioso por o que vem pela frente e vou continuar dando o meu melhor”, finalizou.

O Canta+ retorna neste sábado (15), em um programa especial de imersão entre os semifinalistas. As próximas apresentações no palco serão no dia 22 de abril, na etapa semifinal. A grande final, ao vivo, será no Hard Rock Live e terá transmissão na NDTV e no ND+ em 29 de abril.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.