Estudo revela motivo por trás de ataques de ‘baleias assassinas’ em barcos

Um estudo publicado em setembro aponta um motivo inusitado por trás de ataques realizados por orcas em embarcações. As chamadas “baleias assassinas” podem estar praticando caça com os barcos.

Foto de duas orcas pulando para fora da água

Estudo revela possível causa por trás de ataques de “baleias assassinas” a barcos – Foto: iStockphoto/Reprodução/ND

Baleias assassinas praticando a caça

Pesquisadores do Bottlenose Dolphin Research Institute, na Espanha, notaram um aumento nos relatos de “comportamento interativo” com barcos na Península Ibérica, desde 2020.

Dados de distribuição populacional apontaram que 47% dos 597 relatos de avistamentos de orcas envolviam uma embarcação.

Segundo eles, a pesquisa fornece evidências de que as orcas usam barcos para “prática de tiro ao alvo”, enquanto aprendem a caçar.

As orcas podem estar focando nas hélices dos barcos para praticar caça ao atum rabilho do Atlântico, sua presa preferida na região.

"Baleias assassinas", conhecidas como orcas, predando um peixe

Orcas jovens usam as hélices do barco como treinamento de caça – Foto: Internet/Reprodução/ND

Dieta variada das baleias assassinas

As orcas são predadores que ocupam o topo da cadeia alimentar, sem predadores naturais. Elas possuem uma dieta variada, que vai desde mamíferos maiores, como focas, até peixes, lulas e aves marinhas.

Mas diferente das outras comunidades, as orcas da Península Ibérica, possuem um animal como presa predileta: o atum rabilho do Atlântico.

As chamadas “baleias assassinas” são animais altamente sociais, trabalhando em conjunto para capturar suas presas. Durante o ataque, elas perseguem o cardume até conseguirem isolar um deles dos demais.

Uma vez bem-sucedidas, elas esgotam o peixe e o perseguem em águas mais rasas. Elas também possuem o costume de baterem no atum para cansá-lo. Os cientistas estimam que as orcas realizam ações semelhantes nos barcos, batendo repetidamente no leme do barco para dificultar sua movimentação.

A melhor compreensão desse comportamento das orcas poderia ajudar a melhorar a percepção do público e reduzir as colisões com barcos, promovendo a conservação da espécie e protegendo os barcos contra danos.

Orca com corpo para fora da água

Apesar do apelida de “baleias assassinas”, as orcas pertencem a família dos golfinhos – Foto: Mar sem fim/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.