Dois homens são presos por uso de símbolo nazista durante Festa do Tiro em SC


Ambos foram autuados em flagrante em Jaraguá do Sul e afirmaram que não tinham intenção de fazer apologia ao nazismo. Dois homens são presos por uso de símbolo nazista durante Festa do Tiro em SC
Dois homens foram presos em flagrante por usarem símbolos nazistas durante a Schutzenfest, tradicional Festa do Tiro de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, os dois tinham broches contendo a cruz suástica nazista fixados a chapéus típicos. Eles passam por audiência de custódia na tarde deste domingo (10).
De acordo com a polícia, agentes que estavam no evento na noite de sábado (9), último dia da festa, foram abordados por “frequentadores indignados com o acessório dos dois homens”.
Encontrados, os suspeitos alegaram que não tinham a intenção de fazer apologia ao nazismo e um deles chegou a afirmar que não conhecia o símbolo, segundo o delegado Leandro Lopes.
Ambos foram mantidos presos, conforme Lopes, com base no parágrafo 1º do artigo 20 da Lei nº 7.716/89, que prevê pena de um a três anos de prisão por “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.
“Ficou claro que os próprios frequentadores se sentiram desconfortáveis com esta situação. Uma festa de tiro esportivo, muito tradicional daqui, e este tipo de situação vai ser coibida e não vai ser permitida na nossa cidade”, disse o delegado.
Procurada, a prefeitura informou que vai se manifestar oficialmente na tarde deste domingo (10), mas adiantou que ambos os envolvidos não fazem parte da organização da festa e chamou o fato de isolado.
Chapéus com broches de suástica nazista apreendidos em festa de SC
Polícia Militar/Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos último 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.