“A Grande Imigração Italiana” é destaque em revista europeia

Entre as 18 cidades italianas que o repórter Paulo Mueller, da NDTV, visitou para gravar reportagens da série “A Grande Imigração Italiana”, sobre os 150 anos da vinda dos primeiros italianos para o Brasil, está a cidade de Trento. A presença da equipe de reportagem do Grupo ND rendeu, inclusive, a matéria de capa da revista “Trentini nel Mondo”, de circulação mensal e com versão online e impressa, distribuída na Itália e em outros países.

A Grande Imigração Italiana”

Revista italiana destacou projeto “A Grande Imigração Italiana” – Foto: Reprodução/ND

A mais recente edição dedicou três páginas ao assunto, apresentando o projeto do Grupo ND, que começou este ano, e vai até 2025, contemplando a exibição de reportagens e conteúdos jornalísticos na NDTV, jornal ND e portal ND Mais.

Relevância histórica

A revista italiana relembra, inclusive, o lançamento oficial do projeto, na casa do presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli, com autoridades, como a cônsul-geral da Itália em Santa Catarina e no Paraná, Eugenia Tiziana Berti, além de convidados e patrocinadores do projeto. Ressalta, também, que o intuito do ND é focar na “relevância histórica, cultural e econômica da imigração italiana no país e a sua contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina”.

Passagem por Trento para gravação de “A Grande Imigração Italiana” chamou atenção da mídia italiana – Foto: Reprodução/ND

Conforme a matéria da “Trentini nel Mondo”, o Brasil foi destino do maior contingente de imigrantes italianos, cujo legado se reflete na sociedade catarinense.

“Em reconhecimento da importância deste movimento migratório, o projeto se estenderá até 2025, ano em que comemoramos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos”, explica a reportagem.

Projeto reconta os passos dos italianos até chegarem ao Brasil

“A Grande Imigração Italiana” é mais um projeto especial multiplataforma do Grupo ND, que reconta os passos dos imigrantes italianos até chegarem ao Brasil.

Além das cidades italianas, houve gravação em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mostrando desde a chegada dos primeiros grupos ao país.

A estimativa é de que 26,6 milhões de italianos deixaram o país e se espalharam pelo mundo. O Brasil foi o destino de 1,5 milhão deles. Hoje, estima-se que a cada 10 catarinenses, quatro tenham alguma ligação ou descendem de imigrantes italianos.

O projeto envolveu mais de 10 profissionais, entre jornalistas, produtores e editores – Foto: Reprodução/ND

“A Grande Imigração Italiana” terá uma série de conteúdos jornalísticos, destacando a relevância histórica, cultural e econômica da imigração italiana, com foco no desenvolvimento em Santa Catarina.

As reportagens da NDTV se dividem em dois momentos: no primeiro, serão seis episódios exibidos no programa Balanço Geral, com reprise no SC No Ar.

Em 2025, outros 10 episódios, ainda mais focados no Estado, além de uma programação especial em junho, marcando o encerramento das comemorações. Até o momento, duas reportagens foram exibidas e a terceira será na próxima quarta-feira (27). O projeto envolveu mais de 10 profissionais, entre jornalistas, produtores e editores.

“A Grande Imigração Italiana” dá visibilidade ao movimento migratório

Em depoimento à publicação italiana, a cônsul Eugenia Tiziana Berti destacou que o projeto valoriza um momento único na história das duas nações, dando visibilidade a um importante movimento migratório, de grande valor para ambos os países.

“Ao longo dos séculos, a presença italiana no país moldou não apenas a paisagem física, mas também a identidade nacional e a diversidade cultural brasileira. Culinária, música, arte, valores familiares, tradição econômica, criatividade industrial e excelência artesanal, que se integraram harmoniosamente ao rico tecido cultural do Brasil”, afirma a cônsul-geral.

Gravação com jovem casal de Santa Catarina que fez o caminho contrário dos imigrantes – Foto: Reprodução/ND

Uma curiosidade que a cônsul revela é que, depois de pisar pela primeira vez em Santa Catarina, em 14 de junho de 2023, não conheceu ninguém sem vínculos com a Itália, incluindo taxistas, jogadores de vôlei, tenistas, bombeiros, empresários dos setores de infraestrutura e construção.

“Em Santa Catarina temos mais de 80 mil cidadãos italianos residentes, mas não podemos esquecer dos jovens e dos mais recentes processos de imigração. Devem absolutamente ser valorizados e ajudados a crescer com um esforço comum”, declarou a cônsul à revista trentina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.