Coleção desenvolvida por estudante de Moda da Udesc traz elementos da cultura de Florianópolis 

Bruxas, benzedeiras e pescadores da Ilha da Magia serviram de inspiração para design de looks que serão apresentados no Octa Fashion

A Ilha de Santa Catarina, conhecida por suas belezas naturais e praias paradisíacas, também é lar de uma série de lendas, mitos e contos que fizeram a capital Florianópolis ser conhecida como a Ilha da Magia. A partir dessa cultura mística, nasceu “Tarrafe” – coleção de roupas que homenageia pescadores, benzedeiras, bruxas e as lendas que já fazem parte do imaginário dos manezinhos da ilha há gerações.

Criada por Luciano Eleotero, aluno de Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), como parte do seu Trabalho Final de Conclusão de Curso, a coleção será desfilada nesta quinta-feira, 28, na 13ª edição do Octa Fashion – Observatório de Tendências e Culturas Contemporâneas.

Com uma abordagem sensível ao que Florianópolis representa culturalmente, cada peça busca resgatar elementos visuais e simbólicos dos personagens locais que marcam as tradições histórico-culturais. Com bisavó benzedeira, avó pescadora e mãe esotérica, Luciano achou em seu cotidiano e círculo familiar uma oportunidade de poder representar essas personalidades únicas da Ilha da Magia. “Minha intenção foi unir técnicas e materiais que evocam o misticismo da ilha, como as redes de pesca, aplicações e tecidos escolhidos a dedo”, explica.

A partir dessas ideias os primeiros esboços foram criados, nos quais Luciano se apegou à uma narrativa visual que vai além da moda e constrói um diálogo entre tradição e inovação. “Tem todo esse processo de fazer painéis, selecionar imagens, e eu acabei pegando muitas coisas de Floripa”, conta o designer sobre os processos iniciais que serviram de referência para a coleção.

Octa Fashion

Maior vitrine de moda autoral de Santa Catarina, o Octa Fashion – Observatório de Tendências e Culturas Contemporâneas, chega em 2024 a sua 13ª edição. Com desfile marcado para o dia 28 de novembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, e exposição aberta ao público a partir de 4 de dezembro, no Museu da Escola Catarinense (MESC), o evento será realizado em Florianópolis de forma gratuita e aberta ao público.

Neste ano, serão apresentadas 35 coleções de formandos do curso de Moda da Udesc. Além de revelar novos talentos na cena da moda catarinense, o Octa Fashion é uma plataforma que apresenta tendências e exibe múltiplas possibilidades criativas no desenvolvimento de coleções de moda. Tanto o desfile quanto a exposição oferecem uma experiência para que todas as pessoas interessadas em moda, cultura e arte mergulhem nos conceitos e histórias que inspiraram as criações. Saiba mais nesta notícia.

Serviço

O QUÊ: 13º Octa Fashion – Observatório de Tendências e Culturas Contemporâneas
QUANDO: 28 de novembro (desfile) e de 4 de dezembro a janeiro de 2025 (exposição)
ONDE: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira (desfile) e Museu da Escola Catarinense (exposição)
QUANTO: gratuito e aberto ao público

Foto: Caio Cesar

O post Coleção desenvolvida por estudante de Moda da Udesc traz elementos da cultura de Florianópolis  apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.