O fotógrafo que reconecta as pessoas às belezas do mundo

Belga Philippe Debled expôs 19 obras em fine art, em quatro ambientes da CASACOR/SC

Fotos/Philippe Debled

Estátua de Hercílio Luz olhando para sua criatura, a ponte Ponte Hercílio Luz em Florianópolis, a maior ponte suspensa do Brasil, com 821 metros

Um mar de calmaria na Baía Sul da ilha de Florianópolis com uma escuna ancorada em primeiro plano e as silhuetas dos morros do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro no último plano

A silhueta da Garça azul no pôr do sol 

Com olhar apurado para o belo e técnica impecável ao captar as sutis manifestações da natureza, o fotógrafo Philippe Debled apresentou 19 quadros em Fine Art na edição de Florianópolis da CASACOR/SC, que encerrou no domingo, 24, no antigo Hotel Maria do Mar, bairro João Paulo.

Garça-branca-grande / Great Egret (Ardea alba) e seu reflexo no mangue do Itacorubi

As ruínas da Ponta do Coral em longa exposição 

Fotos/Venus Debled

Fotógrafo Philippe Debled diante de sua obra no ambiente Ikigai, na CASACOR/SC

Foto/Venus Debled

As obras de Debled encantaram os visitantes da mostra em quatro ambientes diferentes: Ikigai, a recepção do evento, dos arquitetos Yuri Bini e Daniela Kumagai; As Fases do Autoconhecimento (banheiro funcional) das profissionais Nicole Oliveira e Mary Mussatto; Divina Vista, Bar e Hamburgueria, do arquiteto Tiago Bortolança e Suítes Despertar, de Matheus Xavier. 

Debled afirma que considerada sua participação nesta edição da CASACOR/SC uma grande honra e uma realização pessoal e profissional. “Ver minhas fotografias fine art inseridas em ambientes tão bem concebidos é uma oportunidade única de mostrar como a arte pode transformar espaços e criar conexões emocionais”, diz. “Além disso, é uma chance de levar a natureza para dentro das casas e empresas, o conceito de biofilia, reconectando as pessoas com a beleza do mundo natural através de minha visão artística.”

Do mundo para Floripa

Nascido em Bruxelas, na Bélgica, em 1967, Debled veio para o Brasil em 1995, depois de muitas viagens ao redor do mundo, onde captou paisagens exóticas e diversas. Ele escolheu Florianópolis para se estabelecer como fotógrafo. Desde então, segue uma carreira profícua, publicando livros, participando de filmes, revistas nacionais e mostrando sua arte no Brasil e em outros países. 

Debled registra a natureza da Ilha ao mesmo tempo em que acumula profundo conhecimento sobre os objetos que estão no foco de suas lentes generosas. Além das incríveis paisagens do entorno da Capital, o fotógrafo tem uma paixão pela Serra Catarinense, em Rancho Queimado, onde tem propriedade e também costuma fazer suas aventuras fotográficas, sempre mostrando as belezas naturais e contando histórias em livros.

Lições de uma dor

Durante um período de sua vida, Debled sofreu com a dependência química, e este desafio marcou sua trajetória. Ao vencer as dificuldades da doença, foi perceptível em sua história o apuro de sua sensibilidade como profissional e ser humano. Desde 2014, atua como voluntário semanalmente no Instituto São José – Centro de Psiquiatria e Dependência Química, na ala da UDQ (Unidade de Dependência Química). No local, oferece ajuda aos internos passando sua experiência como ex-dependente e contando como faz para se manter em abstinência de álcool e drogas há mais de 20 anos. 

Uma trajetória de fôlego

Philippe Debled começa sua trajetória na fotografia como assistente em Paris, em 1988. Depois de conhecer diversos países, vêm para Florianópolis e tem atuação intensa com sua arte. Atualmente é colaborador do banco de imagens Getty Images. Ministra palestras desde 2008 até hoje, sobre temas dos seus livros. 

Debed atuou também como ator protagonista do curta-metragem “A Fresta” em 2014, ganhador do prêmio Catarinense de Cinema, que participou de vários festivais internacionais de cinema dos quais o FAM 2016 (Florianópolis Audiovisual Mercosul). 

Dentre as publicações, o fotógrafo foi coautor do livro “O Mochileiro e a Analista” (Editora Unisul, 2009); Autobiografia “Na outra margem”, lançado pessoalmente pelo autor em 2011 nas capitais Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre, além de  Campo Grande, em 2013. 

Apaixonado pelas paisagens da Serra, escreveu também “Rancho Queimado – Suas belezas e Suas histórias” e “Rancho Queimado na Rota das Neves”. Ainda foi o fotógrafo do projeto cultural “Ilha de Sonhos”, 2011, que resultou no livro “Ilha de Sonhos: poesias e imagens da ilha de Santa Catarina” de autoria da poetisa Eliana Pontes.  

Rumo à Europa

Com o término da exposição na CASACOR/SC, Philippe Debled conta que está em fase de planejamento para expandir a presença dos seus quadros em galerias de arte, tanto no Brasil quanto na Europa. “Além disso, pretendo realizar uma série de fotografias de paisagens na Europa nas próximas semanas, com o objetivo de enriquecer ainda mais meu portfólio”, anuncia. 

Debled também diz que continua se dedicando com muito carinho aos projetos dos seus clientes, ajudando a decorar seus ambientes residenciais e corporativos com obras autorais que refletem autenticidade e conexão com a natureza.

SERVIÇO:

O quê: CASACOR / SANTA CATARINA – Florianópolis

Quando: Encerrada

Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/

O post O fotógrafo que reconecta as pessoas às belezas do mundo apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.