SC tem 140 mil empregos de carteira assinada em dez meses; Estado é o 5º que mais gera vagas

Santa Catarina criou 140.011 empregos de carteira assinada de janeiro a outubro deste ano, aponta Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Só em outubro, foram 10,1 mil vagas ocupadas em todo o Estado. Os dados foram divulgados pelo Governo Federal nesta quinta-feira (27).

Na foto, aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Foto ilustra geração de empregos de carteira assinada.

De janeiro a outubro deste ano, Santa Catarina 140 mil empregos de carteira assinada foram gerados – Foto: Agência Brasil/ Reprodução/ ND

O setores de serviços, com a criação de 4,7 mil novas vagas, e comércio, com 3,5 mil, foram destaques. Já a indústria gerou 907 empregos, a construção civil 413 e a agropecuária 550

Para Edilene Cavalcanti, economista da Fecomércio SC, os números representam um bom momento econômico. E os últimos dois meses de 2024 ainda devem ser colocados na balança, o que pode melhorar ainda mais o cenário.

Em SC, comércio se destacou como um dos setores que mais gerou empregos – Foto: Germano Rorato/ND

“Agora, no fim do ano, esse percentual costuma ser maior. Também é importante ressaltar que a economia vive um bom momento, o que se reflete no mercado de trabalho, mesmo em um cenário de juros altos e perspectiva de alta da inflação”, ressalta.

SC se destaca entre estados que mais geram empregos de carteira assinada

Em dez meses, foram geradas  mais de 2,1 milhões de oportunidades formais de trabalho no Brasil. São Paulo lidera como o estado que mais gera empregos, foram 609 mil vagas. Depois, Minas Gerais, com 207 mil; Paraná, 163 mil; Rio de Janeiro, 149 mil; e, em quinto lugar, Santa Catarina, com 140 mil.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.