Chegada de chuva intensa deixa Blumenau e região em alerta para possíveis alagamentos 

A Defesa Civil de Blumenau reforçou um alerta em decorrência da chuva intensa, que pode vir a causar alagamentos e deslizamentos na cidade e região. A instabilidade climática inicia nesta sexta-feira (6) e deve se prolongar para os próximos dias.

Chegada de chuva intensa deixa Blumenau e região em alerta para possíveis alagamentos  – Foto: Moisés Stuker/NDTV

De acordo com a previsão, entre sábado (7) e segunda-feira (9), a atuação de uma frente fria sobre o Médio Vale do Itajaí causa uma instabilidade no tempo, o que indica uma condição para chuva persistente de intensidade fraca a moderada.

Por conta disso, são esperados grandes volumes de chuva, que podem chegar a 150mm, no acumulativo dos próximos dias.

A Defesa Civil de Blumenau informou ainda que seguirá monitorando as condições e atualização do cenário meteorológico, que pode ser acompanhado por meio do AlertaBlu.

Caso necessitar de algum amparo, basta acionar o órgão pelo 199, ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

Pessoa com guarda-chuva em rua de Blumenau onde é prevista chuva intensa

AlertaBlu faz analise na previsão do tempo em Blumenau durante os próximos dias – Foto: Arquivo/Germano Rorato/ND

Cidade do Alto Vale também está em alerta para chegada de chuva intensa

A cidade de Rio do Sul anunciou que manterá as equipes de sobreaviso no fim de semana em decorrência da previsão de chuva intensa, sendo previstos até 200mm acumulados no Alto Vale.

O efetivo de secretarias municipais também acompanha a situação meteorológica, para agir em caso de necessidade.

Conforme dados do governo catarinense, os volumes podem chegar a até 200mm em algumas regiões, como o Alto Vale do Itajaí, entre esta sexta-feira(6) e sábado(7). No domingo (8) e segunda-feira (9), as condições de chuva intensa e persistente continuam, elevando o risco para ocorrências.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que ainda não é possível estabelecer uma condição de nível do rio por conta do volume de chuva previsto, mas com o rio Itajaí-Açu dentro da normalidade e as barragens de Taió e Ituporanga praticamente vazias, há uma boa margem para manobra caso tenha necessidade.

A população é orientada a ficar atenta às ocorrências causadas em situações de chuva volumosa e por longo período, como deslizamentos de terra, queda de árvores, rachaduras em muros e paredes, alagamentos pontuais, enxurradas, ventanias e destelhamentos.

A população de Rio do Sul pode solicitar ajuda em caso de urgência pelo telefone 199.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.